DNS
-
Blz povo…...seguinte to com uma treta sinistra (ao meu ponto de vista e claro)
Tenho hj em uma empresa um pfsense que funciona como firewall e vpn....e ta lindo funcionando corretamente.....
O problema e o seguinte.....
Vamos mudar o range de ip fixo da empresa e agora que começa a brincadeira.....
A empresa tem um site que roda num IIS internamente e ele esta configurado para responder pelo ip padrao (que é 192.168.0.7)
La no RegistroBR o dns esta setado para um antigo prestador de serviços.....trocar o ip la e fazer o iis aceitar outro ip (mesmo que publico) ta ok...sem problemas....
Mas como fazer o pfsense aceitar isso ou seja como fazer o pfsense ser o DNS externo ?
-
Boa noite, Chará.
Amigão, nunca fiz essa configuração no Pfsense, mais teoricamente… tu vai ter que instalar o dns server no seu pfsense, criar as zonas de pesquisa direta e inversa no pfsense, criar os hosts/registros dns nessa zonas, apontar no registrobr o ip público do seu pfsense e fazer os nats para os sites que estão na sua lan interna.
Se tu tiver um range de ip publico da sua operadora tudo fica mais easy... Nunca testei configuração de dyndns no registrobr (nem sei se aceita), mas tb é um caso para se testar se tu não tiver ip's públicos disponiveis.
[]'s.
-
ip publico nao é o problema….a treta e fazer isso....vc tem noção em qual local eu devo procurar isso ?
-
Então Rodrigo, é uma configuração meio complexa mesmo… Já fiz algumas migrações dessa, mais sempre usando os servidores DNS dos Isp's (Provedores de serviço de internet). Uma coisa é fato, quando você virar a chave no registro, demora algum tempo para replicar na internet, e mais algum tempo para fazer o roll back se precisar.
Em qual passo você esta tendo dificuldade? Você já tem algum dns na sua rede de cara para a internet?
[]'s.
-
vc pode me add ao skype ?
rodrigogriffo -
Se puderem postar a solução, caso encontrada, ficaria grato.