Port Fowarding e conexão SSH caindo [RESOLVIDO]
-
Bom dia pessoal!
Estou com um probleminha chato que vou compartilhar pra ver se alguém já passou por algo parecido.
Tenho um PFSense 2.0.3 configurado com WAN e LAN, sendo que a WAN é PPPoE através de um modem Optcom da GVT e a LAN repassa o trafego de internet para a rede interna e vice e versa, bom ta tudo funcionando dentro da normalidade, porém tenho um servidor CentOS na LAN que fecha VPN com alguns servidores através do OpenVPN este meu server esta na rede interna e usa como gateway o PFSense, as requisições das portas configuradas no OpenVPN eu faço um port fowarding no PFSense para o server CentOS, beleza tcpdump no CentOS e as conexões se estabelecem tranquilo pingo pros servers externos e vai legal, porém quando conecto nesses servidores por SSH a conexão não dura muitos minutos cai logo em seguida, também já olhei e não tem haver com a configuração de timeout do SSH.
Fiz um tcpdump no CentOS no momento da queda e percebi que a comunicação por um segundo ou dois fica só para um lado ou seja, o servidor externo envia pacote ao CentOS porem o mesmo não responde, também percebi que isso acontece quando tenho o PFSense em modo PPPoE na WAN, quando utilizo NAT no modem da GVT ai não tenho esse problema.
Alguém já passou por algo parecido?
Abraço!
-
Já tentou mandar um keep-alive(ping por exemplo) para ver se a conexão fica no ar? Pelo menos em redes 3g é quase obrigatório abrir um ping para não perder a conexão em segundos.
-
Oi marceloc!
Resolvi de outro jeito, fica o relato pro pessoal.
O CentOS para o qual eu estava encaminhando as conexões OpenVPN era um server virtualizado numa outra maquina atrás do pfSense, entre eles as conexões funcionavam bem porém quando envolvia as estações de trabalho acontecia as retransmissões TCP, experimentei colocar as VPNs direto no pfSense eai a coisa fluiu, acredito que esse redirect pra maquina virtual numa placa de rede que tem concorrência de pacotes não flui muito bem, o Linux deve tratar melhor a retransmissão de pacotes por isso não derruba as conexões, mas o Windows… bem... :)
Obrigado!