Captive Portal e placas de rede

• Pessoal,

Instalei o pfsense somente com o captive portal em minha empresa para criar um portal para colaboradores e visitantes.

Configurei autenticação radius para os colaboradores e voucher para visitantes.

Gostaria de saber o seguinte:

1- Minha interface wan é um link dedicado de 2 mb
    2- tenho uma interface lan onde configurei o DHCP range 192.168.254.xxx
    3- coloquei o cabo da lan da empresa na lan1 range 10.0.20.xxx

o que gostaria de fazer:

Quando o colaborador se autenticar no portal na parte de colaboradores, entrando com seu usuario e senha do AD, ele receba um IP da nossa rede interna. 10.0.20.xxx tendo acesso a toda rede interna e internet
    Quando o visitante entrar com o voucher ele tera que receber um ip da interface lan e nao da lan1 e assim acessar somente a internet.

Obrigado a todos

• Se você subir uma rede para colaboradores outra para visitantes, vai funcionar perfeitamente no 2.1

• Poderia me orientar como fazer isso, estou começando agora no pfsense.

• @wicou:

Poderia me orientar como fazer isso, estou começando agora no pfsense.

Leia os tutoriais que estão publicados na parte de cima do fórum, lá já tem bastante coisa mastigada.

• Eu procurei, até instalei o PFSense com o captive portal através de tutorias, porem por ser leigo no assunto, não conhecer quase nada de linux, gostaria de uma ajuda. Pelo menos o nome da função que habilita isso para assim conseguir procurar o procedimento correto.

Obrigado

• Wicou,

O pfsense não é linux, é Freebsd.

O que você precisa é configurar redes separadas, isso não é conceito de software, mas de redes.

Se chegar até este ponto, configurar as zonas do captive portal vai ser fácil.

• Justamente nesse ponto que preciso de ajuda, configurei as placas de redes com os IP e gostaria de saber como efetuar essa configuração no PFSense.

Mas to vendo que está difícil essa colaboração…

Se soubesse não procuraria o forum...

O jeito é esperar por um outro usuário com boa vontade de colaborar...

Obrigado

• @wicou:

O jeito é esperar por um outro usuário com boa vontade de colaborar…

Colaborar ou fazer pra você?

Os tutoriais e um bom conhecimento de redes são suficientes para configurar o que você quer.

De qualquer forma, boa sorte na sua configuração!

• Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Log in to reply