Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Migração para 2.1

Portuguese
    3
    8
    1208
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      raphael-delgado last edited by

Amigos do fórum, por favor me tirem umas dúvidas…

Tenho meu pfsense 2.0.1 x86 em produção, e quero migrar para o 2.1 x64 em um novo servidor de configuração diferente. E como conheci e começei a usar o pfsense já na 2.0.1, não tenho experiência nenhuma com atualização do sistema, muito menos de outra arquitetura. O que me recomendam fazer? Por onde começar?

Abraços e obrigado,

Raphael

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcelloc
        marcelloc last edited by

Se fosse na mesma máquina basta instala e restaurar o backup.

Mudando de máquina,  você vai precisar acertar as interfaces de rede no arquivo xml antes de restaurar o backup.

Acredito que a alternativa mais prática é replicarasa regras e alias do primeiro pfsense para o segundo.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• rbgarga
          rbgarga Developer Netgate Administrator last edited by

@raphael-delgado:

Amigos do fórum, por favor me tirem umas dúvidas…

Tenho meu pfsense 2.0.1 x86 em produção, e quero migrar para o 2.1 x64 em um novo servidor de configuração diferente. E como conheci e começei a usar o pfsense já na 2.0.1, não tenho experiência nenhuma com atualização do sistema, muito menos de outra arquitetura. O que me recomendam fazer? Por onde começar?

Abraços e obrigado,

Raphael

Você pode instalar o 2.1-amd64 no novo servidor e mandar restaurar o config.xml do seu 2.0.1-i386 direto nele. Se as interfaces de rede mudaram, antes de ele fazer o reboot ele vai pedir pra vc escolher quem vai ser a WAN, a LAN e …

A única coisa que não vai funcionar é se você fizer backup com os dados do rrd i386 e restaurar no amd64 por conta da arquitetura.

Renato Botelho

• R

Renato Botelho e marcelloc, valeu pela ajuda! Achei que tivesse mais empecílios em mudar de arquitetura e versão ao mesmo tempo… acabei restaurando pelo xml, porém não mandei restaurar tudo porque retornava vários Warnings (restaurei apenas aliases, rules, DHCP e NAT), o restante eu vou acertando na mão mesmo, não é muita coisa a fazer e até agora está tudo ok.

No mais, a 2.1 está muito boa na parte administrativa... estou ansioso pra vê-la em produção. Meu próximo passo é jogar o cache do Squid para outro HD, estou lendo sobre isso agora. Algum de vocês já utilizou essa forma? Dá muita diferença pro convencional?

• marcelloc
              marcelloc last edited by

@raphael-delgado:

Meu próximo passo é jogar o cache do Squid para outro HD, estou lendo sobre isso agora. Algum de vocês já utilizou essa forma? Dá muita diferença pro convencional?

Você habilitou o softupdates durante a instalação?

• R

@marcelloc:

@raphael-delgado:

Meu próximo passo é jogar o cache do Squid para outro HD, estou lendo sobre isso agora. Algum de vocês já utilizou essa forma? Dá muita diferença pro convencional?

Você habilitou o softupdates durante a instalação?

Habilitei! No mesmo HD da instalação, fiz partição separada para /var e /usr com softupdates em todas, menos na raiz.

• marcelloc
                  marcelloc last edited by

@raphael-delgado:

Habilitei! No mesmo HD da instalação, fiz partição separada para /var e /usr com softupdates em todas, menos na raiz.

Não sei se vai dar tanta diferença uma vez que o pfsense por si só não faz tanto acesso a disco.

• R

@marcelloc:

@raphael-delgado:

Não sei se vai dar tanta diferença uma vez que o pfsense por si só não faz tanto acesso a disco.

Tinha feito dessa forma no primeiro momento, mas agora instalei o segundo HD só pro cache do Squid e habilitei o softupdates nele. A diferença na performance é perceptível pro 2.0.1 que eu tinha softupdates habilitado porém era tudo em um HD só. Já estou finalizando o 2.1 e pretendo entrar com ele em produção semana que vem.

Obrigado a todos pela ajuda!

• First post
                      Last post