Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Erro ao instalar squid2 ou Lusca-Cache

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 1.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • _
      _elohin_
      last edited by

Olá colegas do fórum, só para constar, relato que procurei neste forum, bem como nos sites de busca pelo problema que passarei a descrever, em seguida, não obtendo nenhum sucesso.

Eis meu problema: Quando tento instalar o Squid2 ou mesmo o Lusca-Cache, no WebConf (Services > Proxy server) aparece-me a seguinte mensagem "Warning: dir(/usr/pbi/squid-i386/etc/squid/errors/): failed to open dir: No such file or directory in /etc/inc/pfsense-utils.inc on line 417 Fatal error: Call to a member function read() on a non-object in /etc/inc/pfsense-utils.inc on line 418".

Sendo assim, criei manualmente o diretório (pasta) "errors" dentro de "/usr/pbi/squid-i386/etc/squid/", e dei permissão total (777), e a página de gerenciamento do squid apareceu no webConf.

Até aí tudo bem, ocorre que, quando rodo o seguinte comando no shell (para checar se o squid funciona/filtra) "tail -f access.log | grep TCP_HIT", dentro da pasta "/var/squid/logs", nada acontece… ou seja, ao que tudo indica o squid não está rodando...

Onde estou errando? Alguém pode me ajudar?

Para constar, setei o squid2 em modo transparente...

Por fim, anoto que quando faço os procedimentos para instalar o lusca-cache, seguido esta dica (http://forum.pfsense.org/index.php?topic=60285.0), ocorre o mesmo programa, e que também, estou rodando a seguinte versão do Pfsense: "pfSense-LiveCD-2.1-RELEASE-i386-20130911-1815".

Agradeço desde já qualquer resposta!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

elohin,

Bem vindo ao fórum! :)

Acredito que o pacote do lusca cache para o pfsense não é atualizado a um bom tempo e portanto não tem suporte ao 2.1.

Já o squid2 é mantido pelo core team e teoricamente está 100% funcional para a 2.1

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• _
          _elohin_
          last edited by

@marcelloc:

elohin,

Bem vindo ao fórum! :)

Acredito que o pacote do lusca cache para o pfsense não é atualizado a um bom tempo e portanto não tem suporte ao 2.1.

Já o squid2 é mantido pelo core team e teoricamente está 100% funcional para a 2.1

Ok, vou reinstalar tudo aqui…

Outra coisa, você poderia indicar uma versão do pfsense, tipo nanobsd-img, live...

Obrigado pela atenção!

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@_elohin_:

Outra coisa, você poderia indicar uma versão do pfsense, tipo nanobsd-img, live…

Depende do seu hardware.

Normalmente usamos o livecd

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.