Bind 9.9 pkg 0.3RC para pfSense
-
tentei achar o named.sh, pra ver se nao estava em outro local…mas nao encontrei
[2.1-RELEASE][root@fw.dominio.int/(52): find / -name "named*.*" /etc/namedb/named.conf /usr/local/include/isccfg/namedconf.h /usr/local/man/man8/named-checkconf.8.gz /usr/local/man/man8/named-checkzone.8.gz /usr/local/man/man8/named-journalprint.8.gz /usr/local/man/man8/named.8.gz /usr/local/man/man8/named-compilezone.8.gz /usr/local/man/man5/named.conf.5.gz /usr/local/etc/named.conf /var/named/usr/local/etc/named.conf [/code]
-
Instalou o binário?
-
marcosjost é o seguinte, ele faz isso na instalação.
no bind.xml
<custom_php_install_command>bind_write_rcfile(); create_log_file();</custom_php_install_command>
a função bind_write_rcfile() que gera o named.sh
Como faz a instalação pelo git ai não roda ele.
Cara mas isso ai não tá bom não, tem que colocar na sync, todas vez que aplicar tem que verificar se tem o named.sh ou não.
Dependendo se ta on ou off.instalando pelo git.
afaz assim:
cd /usr/local/etc/rc.d/ fetch http://pfsense.useb.org.br/bind/named.sh
resolve o erro por hora, estou fora esses dias.
Sexta acerto no beta. blz
-
Instalou o binário?
Instalei os arquivos da interface grafica e o pacote ( pkg_add -r ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ports/i386/packages-8.3-release/dns/bind99-9.9.0_1.tbz )
Fiz o que o jorhardware passou…..agora ta dando erro aqui:
php: /pkg_edit.php: The command '/usr/local/etc/rc.d/named.sh restart' returned exit code '1', the output was '/libexec/ld-elf.so.1: Shared object "libgssapi_krb5.so.10" not found, required by "named"'
-
O jimp compilou o pbi ontem. Vou tentar terminar o pacote hoje.
-
me desculpe a ignorancia, mais quais as utilidades disso? falo na pratica.
Qual a utilidade do bind? ???
Se você não sabe o que é o bind, então este pacote não tem utilidade pra você.
Se quiser saber o que é o bind, começe por aqui: http://www.isc.org/downloads/BIND/
desculpa mais acho que você não entendeu minha pergunta.
sei a utilidade do bind, que é um serviço de dns, porem perguntei ná pratica de utilizar esse pacote no pfsense, pois pra quem já tem um servidor de dns e usa o pfsense como forwarder,
quais seriam as vantagens e aplicabilidades desse pacote? -
quais seriam as vantagens e aplicabilidades desse pacote?
Em ambientes maiores, o dns externos normalmente fica isolado do interno/ad. Neste caso o bind(com chroot) no pfsense fica perfeito.
Já temos o pacote dnserver rodando tinydns mas como o próprio nome diz, ele é limitado para algumas configurações.
-
quais seriam as vantagens e aplicabilidades desse pacote?
Em ambientes maiores, o dns externos normalmente fica isolado do interno/ad. Neste caso o bind(com chroot) no pfsense fica perfeito.
Já temos o pacote dnserver rodando tinydns mas como o próprio nome diz, ele é limitado para algumas configurações.
blza obrigado pela resposta/
-
O jimp compilou o pbi ontem. vou Vou tentar terminar o pacote hoje.
Legal…vou esperar para testar ... :)
-
Bom, o pacote ja esta disponivel la nos packages….. ;D
mas..... como instalei o bind99-9.9.0_1.tbz pleo pkg_add e mais os arquivos da interface pelo fetch....
Tenho que remove-los antes de instalar o pacote pelo pfsense? -
Tenho que remove-los antes de instalar o pacote pelo pfsense?
Sim.
Ainda não testei a instalação. Subi a descrição do pacote para o Jimp compilar.
-
Tenho que remove-los antes de instalar o pacote pelo pfsense?
Sim.
Ainda não testei a instalação. Subi a descrição do pacote para o Jimp compilar.
Eu to testando num server virtual que tenho….mas o 64bits....ele deu erro na aba de zonas:
quando tenta abrir: pkg.php?xml=bind_zonas.xml da: File not found bind_zonas.xmlSe coloco bind.zones.xml ele abre tranquilo
Depois vou testar o 32bits que é numa maquina fisica ....
-
Reinstala em 10 minutos. Acertei o pbi e alguns caminhos de arquivos.
-
acabei de subir a versão 0.1.1 do pacote
Principais mudanças:
-
Correção do icone de status
-
Serviço executado via chroot
-
limite de queries para proteção contra DOS
-
-
acabei de subir a versão 0.1.1 do pacote
Principais mudanças:
-
Correção do icone de status
-
Serviço executado via chroot
Precisei sair, mas amanhã re-instalo o pacote…. :)
-
-
Acabei de re-instalar o 0.1.1 na maquina de 32 bits e deu alguns erros:
Oct 10 07:49:28 named[28399]: set up managed keys zone for view externa, file 'de3918690a691d4c701010d21a6efc1995a7cbf8630981e1e5434b0c5d4b4bf8.mkeys' Oct 10 07:49:28 named[28399]: open: /usr/pbi/bind-i386/etc/rndc.key: file not found Oct 10 07:49:28 named[28399]: couldn't add command channel 127.0.0.1#953: file not found Oct 10 07:49:28 named[28399]: open: /usr/pbi/bind-i386/etc/rndc.key: file not found Oct 10 07:49:28 named[28399]: couldn't add command channel ::1#953: file not found Oct 10 07:49:28 named[28399]: could not open entropy source /dev/random: file not found Oct 10 07:49:28 named[28399]: using pre-chroot entropy source /dev/random Oct 10 07:49:28 named[28399]: the working directory is not writable
-
A ícone do serviço fica verde ou vermelha?
Este pfsense é 2.1?
-
A ícone do serviço fica verde ou vermelha?
Este pfsense é 2.1?
Sim, é o 2.1
2.1-RELEASE (i386) built on Wed Sep 11 18:16:22 EDT 2013 FreeBSD 8.3-RELEASE-p11
O icone ta verde e no status dos serviços tambem esta verde.
-
Então o serviço tá rodando…
-
Então o serviço tá rodando…
Ao que tudo parece ta rodando sim…. so que se eu pingo o meudominio.com.br que ta configurado la, nao responde nada .... ( teste de uma maquina que na mesma rede, com DNS e GATEWAYs com o ip do pfsense). Se pingo outros dominios externos ( terra, gmail, etc) responde tranquilo.
Mas antes de tudo vou revisar os arquivos das zonas no console pra ver se nao falta alguma coisa.