Pfsense - samba
-
Bom dia amigos!
Tudo bem?Possuímos o Pfsense junto com servidores de arquivos em Linux onde os mesmos estão instalados com o samba! Na rede temos máquinas windows e linux, todas com IP fixo, seus devidos bloqueios de facebook e etc. Tudo funcionando corretamente porém, quando pedimos que uma máquina windows mostre quem faz parte de um grupo de trabalho, ele mostra tranquilamente mas, se eu entrar por um pc com linux, entrar no gerenciador de arquivos em Rede e pedir para listar, ele, os Linux não conseguem de forma alguma. Somente se eu entrar com control + L e digitar: smb://ip_servidor_arquivos. Já li muitos tutoriais, fiz várias configurações no samba, entre elas:
em global inserir:
netbios name = nome_da_maquina
name resolve order = wins (por primeiro) ou então o bcast por primeiro.no arquivo nsswitch.conf
inseri wins antes do dnsAté no arquivo de configuração de firewall dos linux já configurei o que encontrei nos tutoriais sugerindo tais mudanças para resolver por nome.
No PFSENSE:
Abri todas as portas que são necessárias para a comunicação do samba e do netbios:
Portas: 137, 138, 139, 445. e nada!
Instalei o Avahi no pfsense tambémComentei com outras pessoas a respeito de terem pcs linux/windows via samba e todas até agora me dizem que tudo funciona ok.
Não sei mais o que fazer, onde recorrer. Estou mais ou menos uns 10 meses na procura da solução. Então, penso que só pode ser alguma coisa na configuração do firewall do PFsense!Alguém teria uma sugestão? Eu preciso solucionar isso para que os usuários não precisem digitar smb://ip
Grato pela atenção
Um grande abraço e fiquem com Deus!
Douglas
-
O pfsense está entre os servidores e as estações?
-
Olá!
A forma que encontra-se é:
Internet (limpa) - Pfsense - Servidores / pcs win / pcs linux
Obrigado por enquanto!
-
Se o pfsense só pode interferir no tráfego se estiver no meio da comunicação.
A faixa de rede dos servidores e estações estão corretas? Fez algum tipo de segmentação?
-
Olá Marcellooc!
A faixa de ip dos servers são as mesmas porém, eles tem 2 placas de rede cada um pois os dois tem IP fixo de internet ou seja:
server1:
placa de rede 1 - lan- faixa de ip interna
placa de rede 2 - wan - ip internet fixoserver2
placa de rede 1 - lan - faixa de ip interna
placa de rede 2 - wan - ip internet fixoobs: lan interna na mesma faixa de rede
Obrigado!
-
Você tem um firewall e coloca seus servidores com ip fixo na internet? ???
Servidor windows é péssimo para trabalhar com duas redes.
pense em mudar sua configuração.
-
Olá Marcelloc!
Na verdade os dois são Linux!
Mesmo assim vc tem razão! Verei o que faço!
Preciso dar um jeito nisso!Obrigado!