Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Liberar acesso via MAC Address

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    10 Posts 6 Posters 10.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • ?
      Guest
      last edited by

Olá, sou novo no fórum e começei a estudar o pfSense faz uns dois meses.

Bem, minha dúvida é a seguinte: Tem como liberar acesso total à Internet a um dispositivo usando seu endereço MAC?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Via captive portal e com um único segmento de rede sim.

Se você fixar o ip deste mac no dhcp, você pode criar a regra para o ip deste mac.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• W
          wesmp3
          last edited by

No servidor dhcp eu associo o ip ao mac do cliente ai faço as regras de firewall, mas se o cliente for espertinho, ele pode trocar manualmente o o ip da maquina dele e ai já era a regra :'(

• L
            LFCavalcanti
            last edited by

@wesmp3:

No servidor dhcp eu associo o ip ao mac do cliente ai faço as regras de firewall, mas se o cliente for espertinho, ele pode trocar manualmente o o ip da maquina dele e ai já era a regra :'(

Olá!

Se você possui a necessidade de bloquear um usuário da rede de forma mais enérgica do que a outros, a melhor maneira é com Proxy Autenticado ou Captive Portal como o Marcelloc sugeriu, com isso a pessoa precisa efetuar login antes de utilizar a internet. Com o Squid é possivel fazer autenticação transparente caso exista um dominio estabelecido.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

O ipguard também pode amarrar mac ao ip. Se o espertão mudar o ip, fica bloqueado.

• ?
                Guest
                last edited by

Obrigado pelas respostas!

Meu caso é o seguinte: queria colocar para liberar o MAC do roteador WIFI para quem acessar a Internet via wireless tivesse acesso total, sem restrições.

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Fixa o ip do roteador e libera no firewall.

• rbgargaR
                    rbgarga Developer Netgate Administrator
                    last edited by

@wesmp3:

Se o usuário for espertinho ele também troca o MAC adrress da placa de rede. :)

Renato Botelho

• rbgargaR
                      rbgarga Developer Netgate Administrator
                      last edited by

@ferreira.nardo:

Obrigado pelas respostas!

Meu caso é o seguinte: queria colocar para liberar o MAC do roteador WIFI para quem acessar a Internet via wireless tivesse acesso total, sem restrições.

Nesse caso você terá um duplo NAT, cuidado que isso pode te causar outras dores de cabeça.

Renato Botelho

• M
                        mfrodrigues
                        last edited by

Desculpa por resgatar este fórum, mais tive uma situação parecida, fiz uma alteração no meu squid.conf, porem caso queira fazer deve ter o cuidado, recomendo antes de mais nada fazer o backup de todas as configurações. Segue procedimento que executei abaixo:

Clicar em "Diagnostics –> Edit File "

em "Save / Load from path" digitar diretório do squid.conf, no meu caso foi "/usr/pbi/squid-amd64/etc/squid/squid.conf"

incluir as linhas "acl macs arp -i "/var/squid/acl/macsliberados.acl" e "http_access allow macs"

feito isso, criei o arquivo "macsliberados.acl" via SSH no diretório "/var/squid/acl", reiniciei o serviço do Squid. e já era. funcionou 100%.

porem como eu utilizo proxy autenticado, tive que manter a configuração do endereço de proxy na maquina, ficou completamente liberado. Funcionou pra mim.  ;)

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.