PfSense + Roteador Wireless
-
Oi. Já pesquisei um bocado mas ainda não consegui achar as repostas que estou precisando.
Meu cenário é o seguinte:
Tenho um Win Server 2k8 R2 e ele é o servidor de DNS e DHCP da rede.
Tenho agora o pfSense 2.1 com squid3-dev e squidguard-squid3.
Tenho 3 Roteadores Wireless Linksys.Quero que as wireless fiquem em uma subrede (192.168.1.0) e minha rede interna em outra subrede (192.168.0.0). Entretanto gostaria que o pfSense pudesse gerenciar os acessos das wireless.
Como eu faço pra configurar esse cenário?
Obs: Dois roteadores wireless são meio antigos e não tem função bridge.Com a router que tem bridge eu tentei o seguinte: fiz uma vlan (ancorada na lan) e coloquei o router em modo bride. Habilitei o server DHCP do pfSense só pra essa vlan. Entretanto o server DHCP que estava respondendo às requisições era o server 2k8.
Pensei em fazer um escopo para separado para a wireless no server 2k8, contudo não sei como fazer para que as requisições sejam pegas por tal escopo. -
@UnDr3aD:
Pensei em fazer um escopo para separado para a wireless no server 2k8, contudo não sei como fazer para que as requisições sejam pegas por tal escopo.
Crie o escopo normalmente e na interface do pfsense que recebe a rede, habilite o dhcp_forwarder.
Só para ter certeza, você configurou a vlan junto com um switch que tem suporte a vlan, certo?
-
Só para ter certeza, você configurou a vlan junto com um switch que tem suporte a vlan, certo?
na verdade não. essa era uma outra dúvida que eu tenho.
talvez por isso não tenha funcionado.
entretanto eu não tenho certeza se o switch aqui é configurável. caso não, teria como eu conseguir o que pretendo sem usar vlans? -
Sem vlans, só com mais placas de rede.
-
Sem vlans, só com mais placas de rede.
Exato. E neste caso você pode inserir no pfSense um placa de rede sem fio.
Pouca gente sabe, mas o pfSense é capaz de criar várias wlans virtuais, em uma mesma interface wlan física. Cada rede sem fio com seu próprio SSID, esquema de segurança, etc…
Para acessar uma relação dos chipsets wlan suportados pelo pfSense, acesse: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AojFUXcbH0ROdHgwYkFHbkRUdV9hVWljVWl5SXkxbFE&hl=en#gid=0
Abraços!
Jack