[Resolvido] Ajuda com VOIP
-
Boa noite pessoal,
Estou precisando de uma ajuda de vocês, tenho rodando o pfSense 2.0.3-Release, na WAN tem um link dedicado da embratel, Lan pra cliente e DMZ para os servidores.
O problema é o seguinte preciso fazer um telefone Voip(Asterisk) funcionar através do pfSense, tentei da seguinte forma, criei um virtual ip para a WAN responder por mais um ip público fiz um NAT 1:1 e liberei todas as portas no firewall(não vai ficar assim é só para testar) para o ip do voip só que quando tentamos testar a pessoa responsável pelo voip diz que não está funcionado pois lá para ele está aparecendo o ip privado do voip(192.168.1.50) ao invés do ip público.
O que estou fazendo de errado?
Obrigado pela atenção de todos.
-
O que estou fazendo de errado?
Provavelmente esquecendo de configurar o nat no sip.conf do seu asterisk
-
oi marcelloc,
eu não entendo nada de Voip
segundo o técnico da empresa responsável por prover o serviço de voip o servidor é Asterisk.
no meu caso só tenho o aparelho telefone.
Esqueci de dizer que meu nat outbound está configurado de forma automática.
Obrigado pela atenção marcelloc!
-
Sem configurar as opções de nat do asterisk, não vai funcionar.
-
Desculpa pela minha ignorância no assunto marcelloc mas essa configuração é feita no meu aparelho voip ou lá no servidor do cara?
Sei que antes o telefone funcionava pois tinha um link conectado diretamente nele.
-
Nos dois se ambos estiverem atrás de nat.
-
Ok marcelloc, vou averiguar se o servidor está atras de nat e dar uma
olhado nos configurações de nat do aparelho voip.valeu pela tua atenção cara! :)
-
Isso é tipo de configuração no servidor voip e no pfsense , NAT.
-
Olá pessoal,
Justamente mantunespb, era uma configuração no servidor lá da asteriks(que não me falaram o que foi)
agora está funcionando perfeitamente, já corrigi as regras filtrando por ip de origem e liberando somente
as portas necessária como o figurino manda…Gostaria de agradecer a ajuda do marcelloc e do mantunespb, obrigado por compartilharem os
vossos conhecimentos comigo e com a comunidade pfSense!