Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] Colocar um Roteador TP-LINK em uma rede com PFSENSE

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 2 Posters 6.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      guilhermekuhl
      last edited by

Boa tarde amigos, tenho uma pequena rede em minha empresa com 8 terminais. Temos um servidor de dados com Windows Server e um servidor de internet com o PFSENSE. Estou precisando colocar um roteador TP-Link na rede para distribuir sinal Wireless. Qual seria o procedimento ? O IP do Servidor de internet é 192.168.0.1 e o do roteador TP-LINK provavelmente deve vir como padrão 192.168.1.1. Como colocar na rede esse roteador ? Devo usar a entrada WAN do roteador e liga-la na switch ? Dentro do painel do PFSENSE o que devo configurar para dar acessar o painel do Roteador ? Agradeço qualquer ajuda

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        joaobrn
        last edited by

Boa tarde Guilherme,

Tudo isso vai depender de como você pretende colocar seu roteador para funcionar.
        Por exemplo:

1. você pretende fazer controle de MAC?
        2. Esse roteador sem fio será de uso comum ou será para uso exclusivo da empresa ou para uso exclusivo de visitantes?

Atenciosamente,

João Batista da Rocha Neto
        ROCHA NETO - Consultoria em TI
        Fone: (34) 99943-1030

• G
          guilhermekuhl
          last edited by

Boa tarde amigo, blz ?
          Não pretendo fazer controle de MAC, a finalidade do roteador será de uso para os meus clientes que sempre me solicitam internet Wireless em meu estabelecimento…

• J
            joaobrn
            last edited by

Então te recomendo você colocar o roteador saindo de uma placa de rede especifica no PFSense para que você possa fazer o correto controle de acesso não permitindo que os seus clientes tenham acesso à rede da sua empresa. É possível você fazer isso? Caso sim, te explico como irá configurar no PFSense.

Atenciosamente,

• G
              guilhermekuhl
              last edited by

Não sei se seria possível no momento…O cenário é basicamente o seguinte:

Internet---Modem----Servidor com PFSENSE----Switch-----terminais

Eu estava pensando em jogar o roteador Wireless em uma das entradas da Switch...Assim teria algum jeito ?

Só lembrando que o IP da rede é 192.168.0.1 e o ip padrão desse roteador TP-LINK é 192.168.1.1.

É necessário mudar a faixa de IP do roteador ? Como seria a configuração no PFSENSE ?

• J
                joaobrn
                last edited by

Ok, só reforçando que nesse caso você estará expondo a sua rede interna da empresa a tentativas maliciosas de usuários indevidos.

Enfim, vou te dar uma sugestão que normalmente utilizo para aumentar um pouco a segurança do seu roteador e funciona muito bem.

Como você não irá fazer controle de MAC nem outro tipo de controle de restrição de acesso, no PFSense você não irá fazer nada não ser ativar o DHCP e configura-lo. Se tiver dúvidas na configuração me fala que preparo material pra ti.

Quanto ao Roteador, para aumentar a segurança você não irá alterar o IP dele, visto que com isso ninguém conseguirá acessar as configurações dele. Alterar a senha do usuário admin para aumentar a segurança e você armazenar a senha cadastrada e o IP de acesso ao mesmo. Em seguida você irá configurar o SSID do Roteador, inserir a senha utilizando preferencialmente WPA2PSK para aumentar o nível de criptografia e em seguida desativar o DHCP do Roteador sem fio. Salve e reinicie o roteador. Para que o mesmo funcione de forma transparente você irá conecta-lo na rede nas portas de 1 a 4 contidas no roteador. Então, sua porta WAN não será utilizada. Feito isso é só conectar na rede sem fio e utiliza-lo.

OBS: Com essas configurações seu roteador ficará transparente na rede, tornando assim a rede sem fio apenas outro meio de comunicação para navegar na sua rede configurada pelo PFSense.

Qualquer dúvida fique à vontade!

Atenciosamente,

• G
                  guilhermekuhl
                  last edited by

Só para confirmar,  para acessar o endereço de IP do roteador TP-LINK (192.168.1.1) não precisa configurar nada no PFSENSE então ?

• J
                    joaobrn
                    last edited by

Nadinha, a unica coisa que vc vai precisar fazer é configurar um IP alternativo no seu computador para que você possa configurar o roteador inicialmente. Depois disso só tirar esse ip alternativo e fazer o que mencionei no post anterior.

Como você terá o DHCP configurado no seu PFSense, ele irá fornecer IP pelo DHCP e as máquinas que conectarem no seu roteador irão pegar ip normalmente.

Atenciosamente,

• G
                      guilhermekuhl
                      last edited by

O Wireless já esta funcionando, mas está com o sinal aberto. Ainda não estou conseguindo entrar na configuração do Roteador pelo ip 192.168.1.1 para que eu possa configurar a segurança. Estou tentando acessar o roteador por um terminal comum da minha rede. Como faço para configurar esse IP alternativo ?

• J
                        joaobrn
                        last edited by

Me adiciona no skype que te auxilio pois, isto foge dos parametros de configuração do PFSense, isso é conhecimento de redes.

Atenciosamente,

• G
                          guilhermekuhl
                          last edited by

Deu certo ! Muito obrigado!

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.