Navigation

    Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

    [Ajuda]Decidir Config. para ambiente de trabalho

    Portuguese
    1
    1
    460
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      guitarcleiton last edited by

      Gostaria da ajuda dos mais experientes para ajustar um setup ideal para rede da empresa.
      O Cenário é o seguinte.

      Internet vivo speedy> Pfsense com placa para rede local e rede externa
      defini:
      Local 192.168.0.0/24
      externa 192.168.1.0/24

      Condições.
      1- Rede interna não distribuir DHCP  - (até aqui OK)

      2 - As 2 placas não se comunicam (já regras onde a placa de rede externa não se comunica com as outra, somente deixei liberado acesso http e https gerenciados pelo cative portal )
      Os Diretores acessam via Wirreles - Existe como abrir exceção na regra para determinados MAC?, pois eles acessam pastas e alguns sistemas internos.

      Pensei em colocar um roteador wireless na rede local, porem ela não vai distribuir DHCP e os diretores como usam notebook em outros locais fica complicado ter que ficar adicionando ip sempre que eles forem acessar aqui.
      também pensei e fiz o teste de colocar o Roteado na mesma faixa o pfsense e setar o roteador para distribuir DHCP para os diretores, dai fiquei com receio de gerar algum conflito por ter 2 gatways com mesmo numero na rede.

      3 - Convidados as vezes precisam usar a impressora que esta na rede. (Teria como fazer com que a rede externa acesse somente impressora na rede interna?)

      Tenho essas duvidas pois sou inexperiente e preciso tomar a melhor decisão para o ambiente de trabalho.

      Agradeço a opinião dos colegas

      Analista de Sistemas
      Bacharel em Sistemas de Informação

      https://cleiton.tech.blog/

      1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • First post
        Last post