Redundância no acesso à internet
-
Olá pessoal,
Dei uma pesquisada aqui no fórum e no google, mas não achei algo que atendesse minha necessidade, meu cenário é:
Um squid direto na internet;
Um que faz cache_peer com outra empresa.Nosso acesso à internet sai primariamente pelo squid que tá direto na internet, mas quando esse link cai, tenho que mudar manualmente para o outro squid que faz cache_peer.
Dai queria automatizar isso, algo com VIP pra não mudar as configurações nos clientes e se o link master cair, o slave assumiria, será que com CARP da pra fazer ? Alguma ideia para o meu cenário ?
Achei esse tutorial (1) que dá pra adaptar, mas pelo que entendi, um squid só vai sair da jogada se a máquina onde ele roda cair, não se o link cair, o que não resolveria. Eu queria muito fazer isso no pfsense.1 - http://wiki.alpinelinux.org/wiki/High_Availability_High_Performance_Web_Cache
-
Já tentou o proxy antes do firewall/gateway?
rede -> proxy -> firewall -> links 1 e 2
-
Se intendi bem, acho que seria melhor configurar um squid só, em parent, caso o parent deixasse de responder ele faria as requisições direto pro servidor na internet, dessa forma eu sei que tem como embora não lembre a opção que faz ele parar de perguntar pelo proxy pai.