Failover na Versão 2.1 c/ Squid - Esta funcionando de 1a.
-
Boa Tarde a Todos
Estou efetuando testes em laboratório com 2.1-RELEASE (amd64), squid 2.7.9 pkg v.4.3.3 autenticado no AD.
Como não tenho dois links em laboratório, configurei 2 roteadores com faixa diferente simulando dois links ( Wan1 e Wan2.)
Em System: Gateways: Edit gateway Advanced, configurei Wan1 e Wan2 a Latência , Down com os números padrão default, Já IP Monitor coloquei 8.8.8.8.
Já em Group, Criei um novo Grupo e defini o Link1 com Tier1 e o Link2 com Tier2 para trabalhar como Faiolver. E deixei Packtet Loss or High Latency.
Minha duvida é a seguinte, na versão 2.03, existe algumas configurações a serem aplicadas, tais como, alterar na regra do firewall o gateway default pelo grupo de gateway criado, e para o proxy, é preciso configurar regra em Floating .
Até o Momento não precisei fazer nenhum configuração especifica, as regras do firewall advanced gateway estão todas como default, e também não criei nenhuma regra em floating.
Está funcionando perfeitamente o modo failover, quando desativo o cabo da Wan1 em alguns segundo a navegação é transferida para a Wan2, entro em Diagnostics: Routing tables a Wan2 esta marcado como default.
Fiz os testes com oultlook tudo funciona perfeitamente
Fiz os testes com Navegação pelo Proxy autenticado também tudo ok.
Essa Versao 2.1 faz o failover automaticamente? preciso configurar algo mais?
Como não apliquei a regra de Grupo de Gateway em nenhum serviço posso remover? Ou aquele serviço apinger utiliza para ajustar os Gateways?
Obrigado ATT Adriano
-
Olá, brassup.
Tenho uma dúvida parecida com a sua.
Acontece que estou com o PfSense 2.1 com duas Wan's e squid3 transparente.
Configurei o grupo de gateways, Wan 1 e 2 como Tier 1 para Load Balance, alterei a saída para o grupo de gateways. Usando a Wan 1, tudo funciona. Qualquer coisa que saia pela Wan 2 o squid barra, exceto https.
Detalhe: não fiz nenhuma alteração no squid, continua marcado para filtrar apenas LAN.
Alguém aí poderia indicar algum tutorial que funcione para duas wan's com load balance e squid 3?
-
to precisando também, acompanhando.