Dificuldades ao Instalar pfSense 2.1

• Pessoal, boa tarde

Estou encontrando muitas dificuldades em instalar o pfSense em uma maquina em específico. A configuração dela, segue abaixo:

Core2Duo E4500 2.2GHz
    ASUS P5GC-MX
    Markvision 2GB 667Mhz
    Western Digital WD3200AAKS

O erro é o seguinte: ele instala, mas não dá o boot. Li aqui pelo fórum antes de mais nada e vi que poderia ser problemas com a versão: baixei ambas (i386 e amd64) e todas dão o mesmo erro ao iniciar:

**_F1 pfSense

F6 PXE
    Boot: F1

error 1 lba 422912047
    error 1 lba 422912047
    No /boot/loader

FreeBSD/x86 boot
    Default: 0:ad(0,a)/boot/kernel/kernel
    boot:
    error 1 lba 422912047
    No /boot/kernel/kernel

FreeBSD/x86 boot
    Default: 0:ad(0,a)/boot/kernel/kernel
    boot:_**

Tentei também como vi aqui zerar completamente o disco. Ele chegou a dar o boot mas ao iniciar o sistema deu um erro de montagem (que esqueci-me de anotar, mas para em uma linha de comando aparentemente, que se inicia com mountroot>)

Fora todo o descrito, troquei também o leitor de DVD, bem como o cabo IDE do mesmo, os quais instalei uma outra maquina que está em pleno funcionamento.

Mais alguma ideia do que possa ser feito?

Grato pela atenção!

• Parceiro tente entrar na bios e procure sobre multcore e desabilite este serviço
    Eu não me recordo o nome correto, mas já tive problemas parecido e foi ajustando o processador na bios que resolvi.

abraços.

• @guitarcleiton:

Parceiro tente entrar na bios e procure sobre multcore e desabilite este serviço
    Eu não me recordo o nome correto, mas já tive problemas parecido e foi ajustando o processador na bios que resolvi.

abraços.

Oi guitarcleiton

Valeu a ajuda, tentarei fazer isso a noite e espero trazer boas respostas!

Grato!

• E ae pessoal.

Ainda sem sucesso… ele novamente apresentou o mesmo erro ao desabilitar algumas coisas na parte de processador. O Multicore citado, eu não encontrei, mas desabilitei outras coisas e toda vez que instala, dá o mesmo erro. Algumas fotos da BIOS da maquina ajudam?

Valeu a atenção!

• tente mudar o modo do sata AHCI <-> standard

• @marcelloc:

tente mudar o modo do sata AHCI <-> standard

Oi marcelloc

Na configuração dessa BIOS não tem como deixar standard. A configuração nela é bem limitada. As opções que são mostradas são as seguintes:

Onboard IDE Operate Mode: Disable // Compatible Mode // Enhanced Mode

Quando deixada em Compatible Mode são essas as opções: Primary P-ATA+S-ATA // S-ATA Only // P-ATA Only
    Quando deixada em Enhanced Mode são essas as opções: S-ATA+P-ATA // S-ATA // P-ATA

Deixei os 2 em negrito, pois foram as ultimas configurações que tentei. Ao instalar dessa forma o "erro" fica dessa forma:

_**F1 pfSense

F6 PXE
    **_

Mais alguma idéia?
    Grato pela ajuda

• Tente instalar com os dois modos primeiro Enhanced Mode e depois Compatible Mode

Tem outro disco para testar?

• @marcelloc:

Tente instalar com os dois modos primeiro Enhanced Mode e depois Compatible Mode

Tem outro disco para testar?

Oi marcelloc

Testei tanto em Enhanced e em Compatible, com um disco "novo": Samsung HD081GJ de 80GB. O erro persiste nisso:

_**F1 pfSense

F6 PXE
    **_

Dei uma olhada no site da ASUS e a BIOS que eu tenho não é a mais recente. Vale a pena tentar rodar uma atualização pra ver se funciona?

Grato pela ajuda

Edit

Só de raiva tentei instalar por cima e agora foi. O pfSense carregou e já consegui mexer.

Será que era problema no meu HD?

Grato pela atenção!

• Já tentou alterar o "Packet mode" durante a instalação?

https://doc.pfsense.org/index.php/Installing_pfSense

• Pessoal boa tarde!

Acredito que tenha resolvido, chegando num consenso de que realmente o HD era o problema. Como teste, peguei o tal HD problemático e tentei instalar um Win2008 nele. O resultado foi muito parecido com o do pfSense. Depois da instalação inicial, ele tenta carregar os aquivos copiados no CD e trava.

Só por desencargo de  consciência irei passar um teste de superfície com o HD Tune. Se os moderadores assim quiserem, podem fechar o tópico!

Grato pela ajuda de todos!

Log in to reply