Traffic Shapping / QoS
-
Olá pessoal,
Primeiramente gostaria de agradecer a todos desse fórum por esse rico conteúdo que temos disponível sobre essa maravilhosa ferramenta chamada pfSense. Instalei o meu pfSense em caso e estou achando excelente o desempenho e possibilidades proporcionadas por ele.
Tenho uma dúvida e não consegui achar a resposta em lugar algum:
É o seguinte, em casa possuo um servidor que fica fazendo download de torrents, JDownloader, Etç sempre usando toda a banda disponível na conexão… Gostaria de saber se é possível priorizar o tráfego de todos os outros computadores da rede, somente quando necessário.
Por exemplo: O servidor está fazendo download e quando alguém acessar um site, ver um video do youtube, etç... , esse trafego do servidor seja diminuido e a banda seja liberada para os outros PCs.
Já ví que há possibilidade de limitar a banda para o servidor por exemplo, mais não gostaria de fazer isso. Gostaria de usar toda a banda disponível e somente quando necessário, reduzir para os outros PCs poderem navegar.
Isso é possível ?
Obrigado! :D
-
ola amigo bem vindo .. seguinte ve no youtube tem uns videos de traffic shapping na questao de banda .. tem tambem o traffic management do proxy server do squid bom por la por exemplo vc vai balancear as taxas de download .. dai vai do seu cenario
-
Achei alguns videos no youtube, estou estudando e fazendo alguns testes.
Grato pela dica.