Pfsense + radmin acesso externo



  • Ola pessoal. seguinte aqui na empresa estamos optando por colocar o radmin no acesso remoto para da suporte aos nossos clientes. como ja trabalhei com ele em outra empresa ele e sem problemas . internamente funciona ok. mas preciso tambem coloca-lo para ter acesso em outras duas localidades. (redes) pois hoje para darmos suporte para fora usamos o teamview. bom o que eu fiz foi o seguinte q de fato me atendeu e gostaria de saber se vcs aprovam ou existe alguma outra forma de resolver essa questao. a solucao que eu obtive foi a seguinte.

    eu instalo o radmin viwer em minha maquina e no vou la no pfsense da localida 01 por exemplo e configuro um NAT para wan ip na porta 4899 redirect ip internal da rede deles.

    venho aqui na minha maquina e configuro em IP name. IP da minha wan e a porta do radmin. mas tenho um porem possuo mais maquinas em outras localidades. e pensei da seguinte forma crio uma faixa de portas para os clientes e crio os seus respectivo NATs e no meu radmin viwer crio as maquinas e so altero a Porta de acesso pois eu Bato la maquina do cliente. bom funcionou SIM. mas sera que posso fazer de outro jeito. o que vcs acham..? grato desde ja pela ajuda.



  • Olá edugiants4x,

    Vou te falar como eu faria, ao invés de criar uma regra de NAT para cada estação que vai acessar ou criar um NAT só e trocar o ip da rede interna toda vez que vai fazer um acesso em uma estação diferente, eu configuraria uma VPN neste pfSense, isso evitaria de você ter um acesso liberado para cada máquina de sua rede interna (não é seguro, a não ser que faça filtro de origem) e facilita sua vida pois acessaria as mesmas pelo endereço ip da rede privada daquela localidade.



  • ahh sim. eu ja testei o openVPN em uma outra situacao. e bem simples de subir. vou testar essa solucao.