Usar o PFSense como gateway e firewall
-
Olá pessoal, eu sou totalmente iniciante em PFSense e estou com diversos problemas quanto ao uso, não sei se é configuração ou se realmente não estou entendendo como ele funciona.
Vou tentar explicar detalhadamente como é a minha plataforma, assim fica mais fácil para quem for me ajudar.
Em um servidor dedicado, no qual eu crio servidores virtuais, o mesmo possui 32Gb RAM e 2 processadores, este mesmo servidor possui também 16 IPs (sendo 13 usáveis, 1 gateway, 1 network e 1 broadcast).
Segue a lógica padrão deste meu bloco de IPxxx.xxx.xxx.101 = network
xxx.xxx.xxx.102 = gateway
xxx.xxx.xxx.103 ao xxx.xxx.xxx.115 = IPs usáveis
xxx.xxx.xxx.116 = broadcastAtualmente, tanto no NIC do dedicado quanto nos servidores virtuais, eu coloco o IP xxx.xxx.xxx.102 como gateway padrão.
Então o que pensei: Vou usar o PFSense como gateway/firewall pra tentar criar algumas proteções, usar como bloqueio de IP, etc… (para bloquear alguns ataques).
Tendo isso em mente, criei um servidor virtual dentro do servidor dedicado (acho que isso não diferencia), coloquei o IP xxx.xxx.xxx.105 como WAN e o IP xxx.xxx.xxx.106 como LAN.
Lá na máquina virtual, eu configurei tudo normal, com o IP xxx.xxx.xxx.104, porém ao invés de usar o IP xxx.xxx.xxx.102 como gateway, eu coloquei o IP LAN do PFSense como gateway (xxx.xxx.xxx.106).
Perfeito!!! O servidor virtual funciona a internet normalmente, consigo acessar o google de dentro dela, e tudo certo, a máquina está 100% conectada a internet.
Porém, quando tento acessar a máquina remotamente de um computador remoto (seja por RDP, ou até mesmo um PING), o IP não responde (de fora pra dentro). O Firewall do servidor virtual está desabilitado, liberando todas as portas.
Um teste que fiz, foi pingar no IP da máquina virtual (ping xxx.xxx.xxx.104 -t), e depois desabilitar a regra do firewall e nat no PFSense... BINGO, o IP responde no ping, mas ao habilitar o firewall, volta a não responder mais.