[Resolvido] Mailscanner
-
Boa noite, estou a experimentar o pfsense pela primeira vez e gostaria de colocar o mailscanner a funcionar em conjunto com o postfix forwarder
Relativamente ao postfix penso que tudo esteja ok
agora nos logs de sistema relativamente ao mailscanner encontro constantemente a seguinte linha
mailscanner: Process did not exit cleanly, returned 1 with signal 0
Eu consigo enviar emails de exchange para o exterior mas não consigo receber,
alguem podia ajudar-me nesta matéria,
Obrigado.
-
execute o sa-update para atualizar as regras do spam assassin
e veja o que retorna os dois comandos
mailscanner –lint
spamassassin --lint -
Obrigado pela resposta …
mailscanner --lint
Can't locate Filesys/Df.pm in @INC (@INC contains: /usr/pbi/mailscanner-amd64/lib/MailScanner /usr/pbi/mailscanner-amd64/lib/MailScanner /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/5.14.2/BSDPAN /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/site_perl/5.14.2/mach /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/site_perl/5.14.2 /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/5.14.2/mach /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/5.14.2) at /usr/pbi/mailscanner-amd64/sbin/mailscanner line 91.
BEGIN failed--compilation aborted at /usr/pbi/mailscanner-amd64/sbin/mailscanner line 91.spamassassin --lint
Mar 27 00:58:22.847 [81329] warn: config: failed to parse line, skipping, in "/usr/pbi/mailscanner-amd64/etc/mail/spamassassin/mailscanner.cf": use_auto_whitelist 0
Mar 27 00:58:23.941 [81329] warn: lint: 1 issues detected, please rerun with debug enabled for moreJa consegui ter fluxo de email mas … quando faço tail -f /var/log/maillog ... esta constantemente a passar as mensagens
Mar 27 01:00:36 proitfw MailScanner[25016]: Read 5426 hostnames from the phishing blacklists
Mar 27 01:00:36 proitfw MailScanner[25016]: Using SpamAssassin results cache
Mar 27 01:00:36 proitfw MailScanner[25016]: Connected to SpamAssassin cache database
Mar 27 01:00:36 proitfw MailScanner[25016]: Enabling SpamAssassin auto-whitelist functionality…
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: MailScanner E-Mail Virus Scanner version 4.84.5 starting…
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Reading configuration file /usr/pbi/mailscanner-amd64/etc/MailScanner/MailScanner.conf
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Reading configuration file /usr/pbi/mailscanner-amd64/etc/MailScanner/conf.d/README
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Read 869 hostnames from the phishing whitelist
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Read 5426 hostnames from the phishing blacklists
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Using SpamAssassin results cache
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Connected to SpamAssassin cache database
Mar 27 01:00:41 proitfw MailScanner[25250]: Enabling SpamAssassin auto-whitelist functionality…PfSense 2.1
Modulos
Mailscanner
postfix forwarder
squid3
squidguard-3
lightsquid -
Colocando mais um teste possivelmente util … durante uma pesquisa sobre perl encontrei que podia instalar um modulo em falta ... o sendmail
perl -MCPAN -e shell
install Mail::Sendmail
Can't exec "make": No such file or directory at /usr/pbi/squid-amd64/lib/perl5/5.14.2/CPAN/Distribution.pm line 2078.
MIVKOVIC/Mail-Sendmail-0.79.tar.gz
make -- NOT OK
'YAML' not installed, will not store persistent state
Running make test
Can't test without successful make
Running make install
Make had returned bad status, install seems impossible
Failed during this command:
MIVKOVIC/Mail-Sendmail-0.79.tar.gz : make NOProblemas com versões de PERL ? não podemos ter estes dois pacotes a funcionar em simultaneo ... ou temos de seguir alguma ordem de instalação de pacotes ?
-
Na versão 2.1, não é para acontecer problemas de versão. De qualquer forma, não tenho nas minhas instalações o Mail::Sendmail nem precisei do cpan para concluir a instalação.
você executou os procedimentos de configuração do mailscanner conforme descrito na interface grafica do pacote?
-
Boa tarde,
Perdoa-me a ignorância mas não encontro nenhuma descrição na interface grafica com procedimentos de instalação … provavelmente é isso que esta a falhar.
Eu apenas fui aos packages e adicionei o postfix forwarder e de seguida o mailscanner ... e começei o troubleshooting por ver que não estava a funcionar correctamente.
Refereste ao Manual do Mailscanner
Não quero ser chato mas quais os ficheiros que devo de alterar para a configuração do mailscanner
/usr/local/pkg/mailscanner.inc ou /usr/pbi/mailscanner-amd64/etc/MailScanner/MailScanner.conf
Obrigado.
-
Tudo via interface web.
na aba antispam do postfix, habilite a integração com mailscanner e siga as instruções para alterar as acls
-
Bem … removi todos os pacotes ... e voltei a instalar ... quase um reset to factory default.
Aparentemente ja tenho tudo a funcionar ... apenas tive de corrigir alguns diretorios em falta e uns ficheiros que tive de criar manualmente ... de resto aparentemente ja confirmei que esta em funcionamento.
Obrigado marceloc pelo apoio.
-
Boa tarde Marcello,
Eu sou novato no mundo pfsense, mas fui aporesentado esta solucao que instalei no meu ambiente de trabalho e estou gostando. O facto é que tenho um servidor de email por baixo do meu fw, mas de alguns dias para cá tenho sido listado nas blacklist de algumas RBLs e gostava de reverteresta situacao. Vi que o Postfix Forwarder junto com o mailscanner podem ser a minha "luz no fundo do tunel", instalai no entanto nao sei como configura-los.
Pode ajudar-me com um tutorial?
NB: tenho tambem instalado o squid3-dev e squidGuard-squid3 e estao tudos os servicos a "correr" tirando o c-icap.
-
Não tenho nenhum tutorial para compartilhar.
Configure os pacotes seguindo as abas da esquerda para a direita, lendo as descrições de cada campo.
Pode começar somente com o postfix para proteger seu servidor e seu ip.