PfSense instalado no virtualbox não tem acesso a internet
-
Eu tenho o seguinte cenário:
Real:
-
Roteador wireless com acesso a internet através de um provedor
-
Notebook com Win7 e Virtualbox, com acesso a internet através do roteador
-
IP do roteador 192.168.1.1 e do notebook 192.168.1.100
Virtualbox:
-
pfSense com duas placas de rede, uma em modo bridge (em0) e a outra em rede interna (em1)
-
A em0 foi definida para wan e com o IP 192.168.1.254, fazendo parte da rede do roteador e da máquina real
-
A placa em1 está configurada para a LAN e com IP 192.168.10.1
-
Na LAN, os IPs são distribuídos por DHCP
-
Na outra VM foi instalado o Ubuntu, obtendo o endereço automático 192.168.10.2
Vamos ao problema. Consigo acessar normalmente o pfSense pelo browser no Ubuntu, mas não consigo acessar a internet. Fiz um teste de ping pelo pfSense, este está se comunicando com o roteador (192.168.1.1) e o Ubuntu (192.168.10.2), mas não consegue se comunicar com a internet e nem com a minha máquina real. O Ubuntu consegue se comunicar com o pfsense (192.168.10.1), mas com o restante não.
Qual é a solução? Roteamento? NAT? Gateway?
Obrigado!
-
-
confira se a a placa WAN esta realmente funcionando, pois o ping que vc esta rodando pode estar indo pela LAN, na duvida, tcpdump nela, se estiver tudo OK, verifique se o gateway de sua WAN é o ip do seu router e se o router nao tem um firewall bloqueando a saida
-
da uma olhada no fiewall do w7
-
Configurei o NAT e o Gateway. Fiz o teste e não funcionou.
Depois reiniciei o servidor e a máquina real, e quando me conectei à internet, funcionou perfeitamente!
Estou criando um tutorial explicando todos os passos, quando terminar posto aqui.
-
Olá,
Estou com o mesmo problema se tiver como você posta como resolveu seria de grande ajuda.
Obrigado! -
Fiz um tutorial passo a passo ensinando como configurar, olhem:
http://arleyrodrigues.com.br/downloads/category/15-arquivos-e-programas.html?download=122:tutorial-de-instalacao-do-pfsense-no-virtualbox-com-uma-rede-interna