Configurar Interface LAN [RESOLVIDO]

• Pessoal, boa tarde.

Estou enfrentando um problema onde não encontro solução: tenho duas interface LAN no meu pfsense.
    Uma com a rede 10.1.1.0/24 e a outra com a rede 10.10.10.0/24.

As duas com gateways diferentes (também estou trabalhando com duas WANs), porém cada uma já tem acesso a internet normal.

O único problema que estou tendo é fazer os hosts da rede 10.1.1.0 se comunicarem com os da rede 10.10.10.0 para, por exemplo, troca de arquivos.

Alguém tem alguma solução?

Desde já, agradeço.

• Boa tarde Weverton,
    Printa duas regras de firewall das duas interface lan e posta aqui por favor q te falo o que esta errado.

Abraço!

• João, obrigado pela atenção.

Segue as imagens

Creio que essa seja a configuração básica para indicar por onde a Lan deve sair.
    Tentei criar uma regra com origem: LAN 1 e destino: Lan 2 pensando resolver o problema mais não adiantou.

Só complementando: Se qualquer host da Lan 1 pingar no Gateway da Lan 2, dá cert. Ex: host 10.1.1.8 pinga no gateway-Lan2 10.10.10.1. E também do contrário dá certo: Lan 2 –> Gateway Lan 1.....
    Agora os hosts entre si, não vai!

Outro complemento: já fiz o seguinte: adicionei a LAN2 como gateway e inseri uma regra na LAN1 com saída no GATEWAY LAN2. Também não funcionou!!!

• Faça o teste alterando LAN1 como origem para ANY e tambem faça o mesmo teste na interface LAN2 alterando o LAN2 como origem para ANY.

• Bom dia Gilmar.
    Devo criar uma nova regra em LAN1 como origem ANY, mas e destino dessa regra? Gateway??
    Não precisa inserir nada??

Valeu pela atenção…

• Olá Weverton, tudo bem?

Nas configurações da LAN você deixou inseriu somente o IP da rede sem o gateway?

Está usando VLANs?

• Beleza Neo e ae?

Bom, criei uma regra como disse anteriormente. Fiz um gateway com o ip Gateway de cada lan. (Ex: Gateway Lan 1 - 10.1.1.1 / Gateway Lan 2 - 10.10.10.1), criei uma regra onde coloquei Origem: LAN1 e gateway: Gateway Lan 2. e não deu certo.

Não estou usando VLANs.

Obrigado pela atenção!

A diferença é que consigo pingar da lan 2 no 10.1.1.1 e ao contrário também (Lan 1 no 10.10.10.1)…

Só lembrando estou utilizando 4 interfaces físicas de rede: WAN1, WAN2, LAN1 e LAN2!

• Opa vamos lá,

Vc não precisa colocar o GW nas interfaces LAN do seu firewall, pois o IP da LAN do firewall é o GW da rede.

Para que funcione corretamente a comunicação das duas LAN você terá criar duas VLANs, caso seu sw for gerenciável.

Possui esse tipo de sw?

• Obrigado Neo.
    Olha o SW é básico mesmo!
    mais estou trabalhando com dois SW. Um para cada Interface!
    a LAN 10.1.1.0/24 no SW1 e a LAN 10.10.10.0/24 no SW2. Os dois estão conectados ao pfsense!

• Então vai ter que funcionar srsrs….

Nas interfaces LAN  coloque somente o IP e a máscara e desmarque a opção Block private e bogon, faça isso nas duas interfaces.

Em Rules - LAN 1 - crie uma regra

IPv4 * 10.1.1.1/24 * 10.10.10.1/24 * * none

Em Rules - LAN 2 - crie uma regra

IPv4 * 10.10.10.1/24 * 10.1.1.1/24 * * none

As estações recebem IP via DHCP?  Faça um teste de um pc da LAN1 pingando o IP da LAN2, depois vc pinga uma estação da LAN2. Verifique nos system log o tráfego.

• Infelizmente continuo na mesmaa ….
    :(

Utilizo DHCP Ativado!

Táa osso ein rsrs

• O loko sssrs… algum log? as confs das estações estão ok?

• Neo desculpa a demora…
    Segue:

O que será??

• Nao veio o log…

• Log do Firewall

Veja comigo: consigui pingar da máquina 10.10.10.3 para 10.1.1.26 que é um host de um funcionário!

Criei uma pasta e compartilhei lá mas não consigui acessar!

O mais engraçado é que de 10 hosts 7 consigo pingar da rede 10.1.1.0/24!

• Amigos, peço perdão!!!

Descobri o problema: Firewall dos computadores ativados…
    Desabilitei apenas dos que teriam que se comunicar.!!!

Agora tenho que configurar no pfsense uma forma de proteger toda a rede!

Muito obrigado pela ajuda!!!

• ;D