Link 10mb/s funcionando a 3mb/s (sem traffic shape)



  • Olá pessoal,

    Estou passando por uma situação muito estranha e gostaria de saber se alguém me dá uma luz!
        Tenho dois escritórios conectados  por um link lan-to-lan (camada 2) e em cada uma das pontas temos um Pfsense que roda OpenVPN em cima desse link.
        Na matriz o Pfsense está instalado em um servidor físico e está na versão 1.2.2 e esse link lan-to-lan está configurado em uma Vlan.
        Na filial, temos um Pfsense 2.1 virtualizado em um Esxi, e esse link lan-to-lan está em uma interface de rede exclusiva.
        O problema é que o link é 10mb/s full duplex, porém, de 6 dias pra cá, o upload da filial, DO NADA, passou a ficar limitado à 3mb/s.
        Chamamos a operadora pra checar o link, mas nada foi encontrado… Cheguei a fazer um teste, tirando o Pfsense da Filial, colocando um notebook e executando os testes de up/down e volta a bater 10mb/s de upload e download... ou seja, tem alguma coisa errada no Pfsense 2.1 da Filial, mas não consigo diagnosticar o que! :(
        Fiz uma comparação dos arquivos de Backup e o que mudou de uma semana pra cá, foram 2 "Virtual Addresses"  e 2 regras de NAT desses IPs, mas eles nem foram configurados sob o link lan-to-lan...foram configurados em outras interfaces independentes. :/
        Não existe nenhuma configuração de Traffic Shape.
        Alguém tem QUALQUER  ideia do por que isso está acontecendo ou de como diagnosticar o por que disso?

    Agradeço qualquer ajuda.



  • Alguém? Estou realmente desesperado aqui!  :'(



  • Antes de mais nada, considere fortemente atualizar seu pfsense.

    Verifique se está usando vmxnet3 no pfsense virtualizado e se o server antigo consegue estabelecer 10mbit com outra vpn sem ser o 2.1 virtualizado.
    Se a versão é 1.2.2 mesmo,  imagina a idsde desse hardware e dos cabos de rede nela ligados.

    Sobe um pfsense virtualizado nesse notebook e veja se consegue os 10mbit.
    Nos tutoriais trm umsd dicad de tunning para vpn.


Log in to reply