Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Dúvida] DNS Forward com Proxy transparente.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 4 Posters 954 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gilles.villeneuve
      last edited by

Pessoal, boa tarde.
      Gostaria de saber se funciona com proxy transparente.
      Vamos ao que acontece.
      Tenho uma aplicação de intranet - intranet.dom.com.br.
      Esse endereço é acessado externamente, então redireciono para ele no pfsense, até então perfeito.
      Porém interno, ele não acessa, pois cai no pfsense acusando de DNS Rewrite.
      Então criei no dns forwarder redirecionando a url intranet.dom.com.br para o servidor que roda a aplicação interno.
      Se eu defino no navegador, o acesso funciona, porém se eu deixo transparente, é como se o dns forwarder não funcionasse.
      Para testes, se eu permitir o nat + proxy, em Firewall / NAT, funciona, mas não sei se essa é a forma correta, tendo em vista que se o proxy for manual funciona.
      Obrigado pessoal.
      Fiquem com Deus.
      Abraços.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Tente o mais simples, configure o etc/hosts do pfsense para responder o nome do servidor no ip interno.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• R
          Robsonsb
          last edited by

Marcelloc,

Onde fica o etc/host do pfsense, estou precisando fazer + /- isso, incluir um ip interno em um nome que está saindo "por fora"

Att.
          Robson de Oliveira
          TI - Alvorada - John Deere

• B
            brunopinheiro
            last edited by

@marcelloc:

Tente o mais simples, configure o etc/hosts do pfsense para responder o nome do servidor no ip interno.

Olá Marcelo,

Essa configuração que o colega Robson fez no DNS_Forward é justamente isso que você indicou. Quando adiciona-se uma entrada manual no DNS_Forward, esta é gravada diretamente no /etc/hosts. Se no terminal voce executar o comando cat /etc/hosts , verá que a entrada supracitada, consta no arquivo.

Para testes, se eu permitir o nat + proxy, em Firewall / NAT, funciona, mas não sei se essa é a forma correta

Caro Robson, o nat + proxy é sim uma das soluções, mas eu recomendo fazer uso de um servidor DNS para isso (se possível dedicado) encontrei muitas informações sobre performance do proxy a respeito disso. Em fim, faça o seguinte teste em seu cliente e servidor e verifique se ambos respondem o IP interno.

Cliente:

ping intranet.dom.com.br

Pfsense:

ping intranet.dom.com.br

Verifique também a ordem de consulta do pfsense:

cat /etc/resolv.conf

a saída deste comando deve ser mais ou menos assim

domain domain.local
            nameserver 127.0.0.1
            nameserver X.X.X.X

Verifique também em "Services > DNS Forwarder > Interfaces" se a interface Localhost está marcada para ouvir requisições.

Agora não lembro se quando utiliza-se proxy transparente, ele resolve o dns a partir do cliente para chegar no gateway e ao chegar no proxy ele faz uso da mesma resolução ou se ao chegar no proxy, o proxy faz uma nova requisição dns para o domínio solicitado. Vou ler a respeito, aguardamos suas respostas

att,

Bruno Pinheiro.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.