• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

[Dúvida] DNS Forward com Proxy transparente.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
4 Posts 4 Posters 955 Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • G
    gilles.villeneuve
    last edited by May 19, 2014, 4:20 PM

Pessoal, boa tarde.
    Gostaria de saber se funciona com proxy transparente.
    Vamos ao que acontece.
    Tenho uma aplicação de intranet - intranet.dom.com.br.
    Esse endereço é acessado externamente, então redireciono para ele no pfsense, até então perfeito.
    Porém interno, ele não acessa, pois cai no pfsense acusando de DNS Rewrite.
    Então criei no dns forwarder redirecionando a url intranet.dom.com.br para o servidor que roda a aplicação interno.
    Se eu defino no navegador, o acesso funciona, porém se eu deixo transparente, é como se o dns forwarder não funcionasse.
    Para testes, se eu permitir o nat + proxy, em Firewall / NAT, funciona, mas não sei se essa é a forma correta, tendo em vista que se o proxy for manual funciona.
    Obrigado pessoal.
    Fiquem com Deus.
    Abraços.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • M
      marcelloc
      last edited by May 20, 2014, 6:18 PM

Tente o mais simples, configure o etc/hosts do pfsense para responder o nome do servidor no ip interno.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• R
        Robsonsb
        last edited by Jul 28, 2014, 2:42 PM

Marcelloc,

Onde fica o etc/host do pfsense, estou precisando fazer + /- isso, incluir um ip interno em um nome que está saindo "por fora"

Att.
        Robson de Oliveira
        TI - Alvorada - John Deere

• B
          brunopinheiro
          last edited by Jul 29, 2014, 5:50 AM

@marcelloc:

Tente o mais simples, configure o etc/hosts do pfsense para responder o nome do servidor no ip interno.

Olá Marcelo,

Essa configuração que o colega Robson fez no DNS_Forward é justamente isso que você indicou. Quando adiciona-se uma entrada manual no DNS_Forward, esta é gravada diretamente no /etc/hosts. Se no terminal voce executar o comando cat /etc/hosts , verá que a entrada supracitada, consta no arquivo.

Para testes, se eu permitir o nat + proxy, em Firewall / NAT, funciona, mas não sei se essa é a forma correta

Caro Robson, o nat + proxy é sim uma das soluções, mas eu recomendo fazer uso de um servidor DNS para isso (se possível dedicado) encontrei muitas informações sobre performance do proxy a respeito disso. Em fim, faça o seguinte teste em seu cliente e servidor e verifique se ambos respondem o IP interno.

Cliente:

ping intranet.dom.com.br

Pfsense:

ping intranet.dom.com.br

Verifique também a ordem de consulta do pfsense:

cat /etc/resolv.conf

a saída deste comando deve ser mais ou menos assim

domain domain.local
          nameserver 127.0.0.1
          nameserver X.X.X.X

Verifique também em "Services > DNS Forwarder > Interfaces" se a interface Localhost está marcada para ouvir requisições.

Agora não lembro se quando utiliza-se proxy transparente, ele resolve o dns a partir do cliente para chegar no gateway e ao chegar no proxy ele faz uso da mesma resolução ou se ao chegar no proxy, o proxy faz uma nova requisição dns para o domínio solicitado. Vou ler a respeito, aguardamos suas respostas

att,

Bruno Pinheiro.

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
            [[user:consent.lead]]
            [[user:consent.not_received]]