SSD
-
Olá, sou novo aqui no Fórum.
Comecei a pouco com PFSense, sempre trabalhei com Linux, e agradeço pelo trabalho de vocês.
Tenho aprendido muita coisa lendo as postagens.Minha questão é para saber de vocês sobre SSD.
Tenho uma máquina de testes com disco SSD da Kingston com proxy Squid.Procurei no em português mas não encontrei muita coisa. Em fóruns em inglês ví sobre problemas com PFSense e SSD, dizendo que a vida útil é baixa, mas sempre a respeito da versão 2.0. Que a versão 2.1 tem melhorias quanto a isso.
Fico grato se alguém puder relatar experiências com o uso de SSD e recomendações para otimizar e também minimizar problemas.
Obrigado.
-
Olá!
Atualmente não tenho um PFSense rodando a partir de um SSD, mas cito experiência com outros tipos de servidor.
O investimento em HDs SSD só é compensatório quando há necessidade de baixíssima latência e altas velocidades de leitura e gravação, um grande exemplo disso é Banco de Dados.
No caso do PFSense, o uso de SSD se torna vantajoso para cenários com alto uso de cache. Exemplo: Você possui uma empresa com 200 computadores, mas a conexão de internet disponivel é apenas de 4MBps, por alguma razão. Seus usuários usam quase sempre os mesmos sites. Nesse caso o SSD lhe ajudará no acesso a Cache, mas é de se estudar o investimento X beneficio aplicado ao cenário.
-
Sim, entendo.
Tenho alguns PFSense para instalar e queria usar SSD de 16GB ou 32GB para controle de pequenas redes, neste caso estes SSD eu consigo com preços menores que HD comuns além do consumo de energia ser menor.
Obrigado. -
As gerações mais novas de ssd já não tem problema de repetidas leituras e gravações nos mesmos setores. Não é uma limitação do pfsense, mas sim do ssd.
A vida útil era sempre em torno de 18meses usando em servidores 24x7. Dependendo da idade desses discos, você pode ter problemas.
-
Sim, entendo.
Tenho alguns PFSense para instalar e queria usar SSD de 16GB ou 32GB para controle de pequenas redes, neste caso estes SSD eu consigo com preços menores que HD comuns além do consumo de energia ser menor.
Obrigado.Em termos de preço, acho estranho. Um HD de 320GB SATA II é praticamente o mesmo preço do HD mSATA SSD 32GB. Só que o HD "normal" dura muito mais.
Já em consumo de energia, não vejo muita diferença, 2-3W? O que vai mandar ai é dimensionar o processamento, Placa Mãe, Placas de rede, sistema de refrigeração, potência da fonte…
Eu tenho um Notebook Dell, troquei o mSATA de 32GB para um de 128GB e instalei o SO nele. Pelo acompanhamento, ele durará cerca de 3 anos comigo, porque uso o notebook cerca de 14 horas por dia, agora imagine um servidor 24/7, como o Marcelloc citou.
A não ser que essa baixa durabilidade seja um fator sem importância para você, ainda é cedo para investir em HDs SSD para servidores, a não ser em casos onde velocidade e latência são necessidades absolutas.
-
A não ser que essa baixa durabilidade seja um fator sem importância para você, ainda é cedo para investir em HDs SSD para servidores, a não ser em casos onde velocidade e latência são necessidades absolutas.
Obrigado. Seus argumentos me convenceram.