Após instalar Samba sem sucesso, gerou problema no Squid e SquidGuard


  • Bom dia à todos…

    Sou novo no fórum!!!  ;D Este é o meu primeiro Post

    Eu estava precisando ter uma pasta compartilhada no Pfsense, então decidi utilizar o Samba, então segui este Tutorial (https://forum.pfsense.org/index.php?topic=57475.0) Porém não deu certo  :(

    Porém  eu não me atendei que o procedimento era pra Sistema x86 e meu Pfsense era x64, mas no mesmo post um usuário teve teve o mesmo erro dai um membro orientou ele a desinstalar os pacotes do Samba com esses comandos:

    pkg_delete -v samba <version>pkg_delete -v talloc <version>pkg_delete -v python <version>Eu analisei com o comando pkg_info e fiz a desinstalação dos pacotes, porém apenas o do python deu erro porque o sistema alegava que tinha outras dependências que usava este pacote.

    Ok, dai no mesmo post outro membro mostrou como fazia pra instalar em ambiente x64, apenas setando o endereço correto antes de requisitar o download. Fiz isso dai ele instalou certinho… eu acho  ???

    Porém depois de seguir o mesmo procedimento, e tentar iniciar o serviço do Samba, deu um erro. Daí decidi desistir neste momento tentar outro dia, porém na manhã do dia seguinte o Squid e SquidGuard estavam reiniciando o serviço a todo instante.

    Reinstalei os pacotes de ambos, porém sem sucesso.

    Daí desinstalei apenas o SquidGuard, então o Squid conseguiu manter o serviço iniciado e funcionando.

    Com certeza isso ocorreu, devido a essas mudanças que fiz, na tentativa da instalação do Samba.

    Gostaria de uma sugestões de vocês de como eu posso corrigir este problema, pois é necessário não só o uso do proxy, mas também do filtro deste que é o funcionamento do SquidGuard.

    Pensei na instalação apenas do pacote do python, mas nem sem por onde começar.

    Obrigado Pessoal ;D</version></version></version>


  • Se a versão do pfsense for anterior a 2.1, você esbarrou em um problema conhecido de interdependência de pacotes.

    O mais seguro e rápido a fazer é backup do seu xml, e arquivos que você possa ter copiado para ele e em seguida formatar e reinstalar.
    Depois de restaurar o backup, seu sistema volta ao normal.

    A partir da 2.1, cada pacote tem sua arvore de bibliotecas(parecido com um chroot)