Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

[TUTORIAL] Samba 3 com Winbind no Squid no PFSense 2.0.3

Portuguese
    2
    3
    3478
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      LFCavalcanti last edited by

Olá!

Eu precisei implantar o Samba 3, originalmente concebido pelo colega Luiz Gustavo no PFSense 2.0.3.

Introdução:

Pois bem, o Samba 3 está em formato PBI no pacote desenvolvido pelo colega. O PFSense 2.1.X é baseado no FreeBSD 8.3, que possui o gerenciador de pacotes PBI-Manager como port padrão, mas o PFSense 2.0.3 é baseado no FreeBSD 8.1, que não veio com esse port instalado. O problema é que não há mais nos repositórios do FreeBSD esse port para download.

Então, após testes, usando o port do FreeBSD 8.3 eu instalei o PBI-Manager no PFSense 2.0.3. Eu não sei se há outra solução "mais fácil", peço inclusive que se alguém compartilhar uma opção melhor, será bem vindo!

Com isso, eu editei o Script de instalação para incluir o PBI-Manager e suas dependências.

Para facilitar, eu juntei tudo em um TAR só e vou explicar como instalar abaixo.

Compatibilidade:

PFSense: 2.0.3
      Arquitetura: i386 e amd64
      Squid: 2.7.9 pkg v.4.3.4
      SquidGuard: 1.4_4 pkg v.1.9.6

Downloads:
      Como vocês podem observar o arquivo está em formato TAR e disponibilizei o link do arquivo na minha conta do SugarSync. Se alguém puder fazer upload para um FTP seria melhor.

Link: https://www.sugarsync.com/pf/D7215223_90738822_041513

Instalação:
      1 - Acesse o PFSense utilizando o WinSCP ou aplicativo de mesma função.
      2 - Copie o arquivo para o "/TMP"
      3 - Extraia o arquivo
      4 - Vá no console e aperte 8 para acessar o Shell
      5 - Navegue até o diretório extraido. Exemplo: cd /tmp/samba3_pfsense203/
      6 - Execute o Script de instalação: "./setup.sh"
      7 - Verifique se alguma etapa apresentou erro, depois confira se a página de configuração do Samba(AD) está disponível na WebGUI.
      8 - Tudo instalado, agora é só configurar.

Observações:

**- Jamais implemente este pacote diretamente em ambiente de produção, teste primeiro!

• Se você precisar reinstalar o Squid, rode o script patch_squid.sh dentro da pasta extraída. Pois o pacote faz uma modificação no Squid para habilitar o WinBind.**

Créditos:

Totais ao colega Luiz Gustavo e seus colaboradores que desenvolveram o pacote. Eu apenas adaptei a instalação para o PFSense 2.0.3.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
      IT Manager
      Arriviera Technology Group

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        gst.freitas last edited by

Luiz,

Qual é a razão para não usar 2.1.3 ? não funciona é isso ?

• L
          LFCavalcanti last edited by

@gst.freitas:

Luiz,

Qual é a razão para não usar 2.1.3 ? não funciona é isso ?

Olá!

Quando eu escrevi 2.1.X significa as versões de 2.1 a 2.1.1, 2.1.2 e 2.1.3. Lembre-se, o terceiro numero na versão é usado para patchs e updates.

o Samba 3 funciona perfeitamente no PFSense 2.1.x. Veja este tópico: https://forum.pfsense.org/index.php?topic=59311.30

–

Luiz Fernando Cavalcanti
          IT Manager
          Arriviera Technology Group

• First post
            Last post