Sincronização do Squid.
-
Pessoal, bom dia tenho alguns servidores com pfsense e utilizamos o sync do squid para manter as confs da matriz idênticas nas filiais. Estamos com o seguinte problema:
Ao abrir a interface web dos demais servidores as configurações estão replicadas, mas não foram aplicadas, só aplicam se eu der um save.
Se abrir o arquivo /var/squid/acl/whitelist.acl ele não tem as novas configurações até eu clicar em save.
Tem alguma forma de contornar isso, alguma maneira de colocar no cron a função do save da interface grafica?? -
Estranho, e utilizo o squid3-dev com o squidguard-devel com só que sincronizo apenas as ACLs do squidGuard.
Para contornar isso, instale o pacote cron e coloque para ele executar o comando squid -k reconfigure por exemplo de 5 em 5 minutos. -
Gilmar, somente o reconfigure não basta, tem de dar um save na pagina de configurações, enquanto não aplica o save ele não grava no /var/squid/acl/whitelist.acl. No inicio eu achava que era somente colocar de 30 em 30 minutos o reconfigure no cron. Depois fui ver que não estava funcionando.
-
tpramos no seu caso você não esta utilizando o squidguard?
Pois tenho ambiente replicando para 2 servidores as ACLs de grupos e usuários e funciona 100% sem necessidade de dar o reconfigure.
Caso vc queira fazer de maneira manual, cria um script com o rsync para enviar os arquivos de um servidor para o outro e agende o squid -k reconfigure no cron que ira funcionar.
Na versão 2.0.3 do pfsense utilizei desta maneira, pois via GUI não tava rolando. -
Gilmar, atualizei hoje para ultima versão 2.1.4 e o bug ainda ocorre.
Vou tentar pelo squid guard depois digo se deu certo.