Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Monitor IP

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E
      eriksobral
      last edited by

Pessoal,

Tenho passado por algumas instabilidades no FailOver, alguma vezes ele indica PacketLoss ou até mesmo fica Offline. A maioria das vezes eu altero o IP que esta no Monitor IP e isso estabiliza.

Minha duvida é, tem algum IP que podemos deixar sempre no monitor que tenha menos probabilidade de apresentar essa falha?

Tenho usados os do OpenDNS, GigaDNS e do Google. Quando colocar UOL, Terra e afins geralmente após dois dias ele já começa apresentar falhas.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

Olá!

Eu uso os DNS do Google(8.8.8.8 e 8.8.4.4), OpenDNS(208.67.222.222 e 208.67.220.220) e como estou em SP, o DNS da UNICAMP(143.106.2.2).

A dica é não disparar o ping a cada 1 segundo, se você ficar muito tempo disparando esse pacote ICMP, o seu provedor ou até o Firewall de borda dos servidores DNS pode começar a dar Drop nos pacotes.

Verifique na sua conexão qual a latência normal para esses IPs e ajuste os parametros de acordo. Se o DNS do Google normalmente responde em 80ms, eu deixo as latências de 200 a 600.

Perca de pacotes, eu geralmente deixo de 10 a 30 %.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• E
          eriksobral
          last edited by

Obrigado pela rápida resposta, já fiz os ajustes e vou monitorar.

Abs

• E
            eriksobral
            last edited by

Sobre esse mesmo assunto surgiu um novo problema. Em alguns clientes é utilizado o Net Virtua e quando colocar um IP no monitor IP ele começa a mostrar o link como off line ou pending, se deixa a opção de não monitorar o IP ativada o link funciona normalmente mas perco a função de failover. Alguém tem idéia de como contornar essa situação?

Lembrando que é apenas com o Net Virtua que ocorre o problema e em clientes diferentes.

• E
              eriksobral
              last edited by

Apenas complementando, o problema agora esta afetando todos os meus clientes que utilizam Net Virtua.

• A
                a1986
                last edited by

Eu tenho o mesmo problema com o NetVirtua, alguém sabe qual é a solução?

Quais são os parametros recomendados para probe interval e packet loss?

• S
                  santello
                  last edited by

Se o seu provedor ou se o host destino aplicar algum limite às respostas ICMP, o problema sempre vai persistir.

• A
                    a1986
                    last edited by

Bom dia.

Se eu coloco o Monitor IP para 8.8.8.8 ele para de funcionar do mesmo jeito.

Esse limite de ICMP se aplica a endereços que não são da NET?

Eu poderia utilizar Packet Loss or High Latency na configuração do Gateway Group?

Qual a configuração recomendada de Latency Tresholds?

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.