Dimensionamento de Hardware para Pfsense
-
Olá pessoal Estamos na Reta final dos testes para colocar em Produção o Pfsense, gostaria agora do apoio de vcs para o dimensionamento do Hardware ( memoria,processador,hd,placas de rede).
Meu ambiente 2 link de internet um de 10 Mega dedicado e um de 15 mega ADSL com ip fixo. 300 maquinas atualmente com possibilidade de crescimento.
Vai ser uma maquina montada!! uso constante da internet pois emails estão no google app business,e consultas constantes de internet.Estou querendo colocar o pfsense em um hd SSD de 120 GB e deixar os logs e cache em um HD de 500gb ou 1 TERA o que acham ?
Obrigado
-
voce deve levar em consideração as placas de rede, use placas boas, intel, broadcon.. nada dessas realtek que tem por ai, pfsense nao exige muito hardware, um i3 com 4gb creio que seria suficiente, eu particularmente gosto de sobrar maquina, colocaria mais que isso..
quanto ao HD, eu colocaria o SSD como cache, esse sim voce precisa desempenho, mais leve em consideraçao a vida util dele, que é na média 2 anos, para SO um HD de 200 GB ta mais que suficiente… -
Obrigado Lucas ;)
Valeu mesmo vou ver aqui a questao das placas de rede e o SSD -
ANo forum agora a pouco postaram um cenário: Pode ser interessante para seu caso.
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=62263.msg439171#msg439171 -
Olá!
300 computadores em uma máquina montada vai te dar dor de cabeça…
Se há restrição financeira, pelo menos utilize peças de fabricantes e fornecedores confiáveis. Processador não é muito relevante no seu caso, a não ser que tenha muitos usuários via VPN.
Memória é algo a ser considerado se pretende implantar SNORT ou usar o cache em memória do Squid, em geral 4GB são suficientes.
Com relação ao HD, eu tenho repetido isso aqui e as pessoas parecem não entender. SSD só é viável para uso em cenários com necessidades especificas de acesso a cache, como por exemplo se houver uma nuvem privada atrás do PFSense, com Varnish implantado. Fora isso, o investimento no HD não compensa, digo mais, como os SSD possuem um ciclo de gravação menor do que HDs convencionais, você pode acabar com um HD SSD com ciclo de vida finalizado muito mais rápido que um HD comum.
Mesmo que você decida usar o SSD, deixe o cache do Squid nele, os Logs e o restante no HD Convencional. E sejamos realistas, 500GB é mais do que suficiente.
Meu conselho é que você adquira um servidor HP ou Dell para isso. Um T 110 II, sem sistema operacional ou um desses: http://www.kabum.com.br/produto/40699/servidor-hp-ml310e-gen8-xeon-e3-1220v2-3-1ghz-714642-s05
Placa de rede é um assunto sério, nada de Realtek, compre Broadcom ou Intel! O volume de dados que uma rede com 300 usuário gera não é trabalho para placas "genéricas".
-
Obrigado pelas dicas pessoal valeu mesmo.
vou analisar aqui e depois informou como ficou.
abraços a todos