Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Servidor de cache externo

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    2 Posts 1 Posters 682 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M Offline
      Maicon Santos
      last edited by

Bom dia, Atualmente utilizo um servidor de cache externo chamado thundercache. Em seu papel de cache ele funciona perfeitamente, poupando bastante da minha banda. Mas meu problema veio com o fato dele ter se tornado a unica maquina em minha rede a fazer requisições ao pfsense. Bem minha rede está da seguinte forma :

Link1 + Link2 –-> PFsense com loadbalance ----> Thundercache -----> Rede Interna

Bem, como preciso do loadblance sou obrigado a usar o pfsense ligado diretamente nos meus links, e usar o cache após ele. Agora digamos que o ip 10.1.2.5 requesite o acesso a algum site , primeiro ele passara pelo chache, e depois o cache irá solicitar ao pfsense. Ou seja, o ip 10.1.2.5 nunca irá fazer requisições ao PFsense.

Agora estou tendo que utilizar o captive portal , que sem o cache funciona perfeitamente. Mas ao coloca-lo na rede para de funcionar. Sou direcionado normalmente a pagina de login do portal mas não consigo fazer login. Fiz a liberação de MAC para que o cache possa passar diretamente pelo portal e.... como minhas requisições são feitas pelo cache e não pelo cliente ninguém mais precisa se autenticar no portal. Ao acessar o portal manualmente pelo seu ip pude logar normalmente.

Alguem tem alguma ideia de como solucionar este cenário  ?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M Offline
        Maicon Santos
        last edited by

Bem, pesquisando consegui achar uma luz para o meu problema. Que seria colocar o pfsense diretamente na minha rede e direcionar todo o trafego que normalmente iria para minha wan para o thundercache, e depois fazer o trafego do thundercache voltar para o pfsense e ir para a internet. Então deveria ficar:

link1+link2 –-> pfsense ----> thundercache ---> pfsense -----> rede interna

Mas travei novamente no direcionamento de trafego para o  thundercache. Ou seja, preciso fazer todo o trafego que chega da minha lan ir para o ip 10.1.0.3. Realmente estou pesquisando mas encontro apenas questões de redirecionamento para acesso externo por NAT, o que acredito não tenha serventia para mim no mmomento.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • First post
          Last post
        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.