Servidor de cache externo



  • Bom dia, Atualmente utilizo um servidor de cache externo chamado thundercache. Em seu papel de cache ele funciona perfeitamente, poupando bastante da minha banda. Mas meu problema veio com o fato dele ter se tornado a unica maquina em minha rede a fazer requisições ao pfsense. Bem minha rede está da seguinte forma :

    Link1 + Link2 –-> PFsense com loadbalance ----> Thundercache -----> Rede Interna

    Bem, como preciso do loadblance sou obrigado a usar o pfsense ligado diretamente nos meus links, e usar o cache após ele. Agora digamos que o ip 10.1.2.5 requesite o acesso a algum site , primeiro ele passara pelo chache, e depois o cache irá solicitar ao pfsense. Ou seja, o ip 10.1.2.5 nunca irá fazer requisições ao PFsense.

    Agora estou tendo que utilizar o captive portal , que sem o cache funciona perfeitamente. Mas ao coloca-lo na rede para de funcionar. Sou direcionado normalmente a pagina de login do portal mas não consigo fazer login. Fiz a liberação de MAC para que o cache possa passar diretamente pelo portal e.... como minhas requisições são feitas pelo cache e não pelo cliente ninguém mais precisa se autenticar no portal. Ao acessar o portal manualmente pelo seu ip pude logar normalmente.

    Alguem tem alguma ideia de como solucionar este cenário  ?



  • Bem, pesquisando consegui achar uma luz para o meu problema. Que seria colocar o pfsense diretamente na minha rede e direcionar todo o trafego que normalmente iria para minha wan para o thundercache, e depois fazer o trafego do thundercache voltar para o pfsense e ir para a internet. Então deveria ficar:

    link1+link2 –-> pfsense ----> thundercache ---> pfsense -----> rede interna

    Mas travei novamente no direcionamento de trafego para o  thundercache. Ou seja, preciso fazer todo o trafego que chega da minha lan ir para o ip 10.1.0.3. Realmente estou pesquisando mas encontro apenas questões de redirecionamento para acesso externo por NAT, o que acredito não tenha serventia para mim no mmomento.


Log in to reply