Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Clonar HD pfsense

Portuguese
    3
    9
    1737
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      marcioducrato last edited by

pessoal é o seguinte to querendo clonar o hd do servidor do pfsense, tipo com um clonezila da vida, porem os programas que tentei não fazem a clonagem, pois o tipo da partição é freeBSD, e pelo que andei vendo nos fóruns a negada fala pra clonar com dd, porem o dd é baixo nivel demais  e demora tanto clonar quanto restaurar, minha idéia era algum software que gera-se a imagem do disco e compacta-se, para restaurar depois mais rapidamente, alguém tem alguma sugestão

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • H
        henriquejensen last edited by

Seu intuito é pra backup? Será que nao seria mais facil vc instalar o pfsense em outro hd e restaurar as configurações de um no outro e guardar o hd com o pf configurado?

• M

acho mais interessante a imagem, pois a questão do backup do próprio pfsense vc tem que uma serie de preocupações com com os pacotes, remover depois instalar, com aliases e tudo mais, a imagem acredito eu que seria pratico e rapido, porem andei vendo de novo parece que clonezila faz, não sei pq quando fui tentar ele deu erro falando que partição era do tipo unix  e tal, porem vi agora no site que ele suporta amanha vou testar.

• H

@marcioducrato:

acho mais interessante a imagem, pois a questão do backup do próprio pfsense vc tem que uma serie de preocupações com com os pacotes, remover depois instalar, com aliases e tudo mais, a imagem acredito eu que seria pratico e rapido, porem andei vendo de novo parece que clonezila faz, não sei pq quando fui tentar ele deu erro falando que partição era do tipo unix  e tal, porem vi agora no site que ele suporta amanha vou testar.

Cara, aliases e tudo mais volta certinho, incluise os packeges. O que se perderia acho que seriam as paginas de erro/bloqueio personlizadas, scripts salvos dentro das pastas do sistema e alterações feitas na mão  :-\

Mas é uma boa estudar a clonagem, vai que…né....

• M

resolvido, o clonezila clona direitinho, a intenção é tipo um snapshot da maquina do firewall

• H

@marcioducrato:

resolvido, o clonezila clona direitinho, a intenção é tipo um snapshot da maquina do firewall

Legal  :D, tutorial pa nóis  8)

• E
                  emilioeiji last edited by

Outra alternativa é bootar como live e clocar com o dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

• M

@emilioeiji:

Outra alternativa é bootar como live e clocar com o dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

claro que posso fazer, agora hj não da pois to meio doente fazendo uns exames, e desvantagem de clonar é que vc tem que clonar pra disco, no caso eu fiz imagem mesmo num hd externo.

• M

peço desculpas mais to sem tempo de fazer um tuto especifico pro pfsense, mais segue o que como usei como base para clonar o meu o tuto é bom e bem explicado.

http://www.viazap.com.br/?p=671

• First post
                        Last post