Personalizando o PFsense

• Nós aqui na empresa personalizamos o pfsense com o logo da empresa.
    mas para isto nós alteramos os arquivos já instalados no servidor.
    eu gostaria de saber se alguem sabe como alterar no arquivo de instalação do pfsense????

muito obrigado

• Amigo,

Como fez para alterar o logo do pfSense para o da sua Empresa?  :P

• tem que entrar dentro do diretorio que estão as páginas em php e alterar!!

• Olá
    pelo que eu li sobre o assunto precisa baixar o pacote de "fontes" da versão que você quer "distribuir" e colocar a sua personalização lá. Daí "recompilar" e gerar novamente a ISO de instalação…

Algo deste tipo... Ainda nunca fiz isto, mas tbm tenho a mesma necessidade e tbm já faço uma personalização após a instalação!

Té+

• @airgang:

tem que entrar dentro do diretorio que estão as páginas em php e alterar!!

Onde estão estes diretórios?  Procurei mas não consegui achar. Se puderem me ajudar, ficarei grato.
    Abs

• tempos atrás ouvi de um representante da Microsoft a seguinte frase, "Compre o Windows original em inglês, pois esse ao menos as coisas funcionam", resumindo qual a dificuldade em usar o pfsense do jeito que ele está? Sei me virar com o pouco de inglês que conheço, frescuras a parte não ajudam e não melhoram nada, no meu ponto de vista do modo como é está muito bom!

• Então pessoal, fiz um passo-a-passo para mudar o tema do pfSense após ele ter sido instalado. Espero que seja útil! ;)

Ferramentas que você vai precisar:
    1 - Um programa para acesso SSH ao pfSense
    No Windows eu utilizo o PUTTY para ter uma tela de terminal o firewall SSH (se você quiser fazer as alterações direto no firewall). Ou para transferir arquivos para o pfSense eu utilizo o WINSCP, que faz sFTP.
    2 - Um programa para editar o HTML.
    Para editar direto no firewall, você pode utilizar o vi.
    No Windows eu utilizo o DREAMWEAVER, mas se você quiser pode utilizar o NOTEPAD mesmo ;D .

Liberando a porta para SSH
    Antes de iniciar a transferencia dos arquivos do template precisamos liberar a porta para SSH.
    1 - Acessar o Firewall via web (Acesso com o IP que foi setado na LAN)
    2 - Clicar no menu => System =>Advanced
    3 - Habilitar as seguintes opções:
          * Enable Secure Shell (Permite acesso via PUTTY)
          * SSH port (Inserir a porta de acesso 22)
    4 - Clicar na opção Salvar

Baixando um template existente.
    1 - Abra o programa WINSCP
    2 - Clique no "icone" do computadorzinho (Azul)
    3 - Configure a conexão:
          * HOST NAME (Ip da LAN 192.168…...)
          * USER NAME (nome de usuário padrão) root em minusculo
          * PORT 22 (Que você liberou no FW)
          * AUTHENTICATION METHOD: Password 'senha'
    4 - No programa WINSCP, Lado esquedo = Seu computador e Lado direito = Firewall.
    5 - No Firewall, copie para o seu computador a pasta /usr/local/www/themes/pfsense (Esta é a pasta do tema padrão do pfSense que vamos utilizar como modelo!!!)
    6 - Após copiar a pasta para o seu computador, podemos desconectar do WINSCP.

Alterando o template.
    1 - Cada template está localizado em uma pasta. É o nome desta pasta que aparece na lista na administração via WEB. Por isso, vamos renomear o nome da pasta que acabamos de baixar para "teste".
    2 - Dentro desta pasta está o template do pfSense, agora é só fazer as alterações que você quer. Utilize o editor que você deseja (Dreamweaver, notepad, etc…).

Realizando UPLOAD.
    1 - Abra o programa WINSCP
    2 - Clique no "icone" do computadorzinho (Azul)
    3 - Configure a conexão:
          * HOST NAME (Ip da LAN 192.168…...)
          * USER NAME (nome de usuário padrão) root em minusculo
          * PORT 22 (Que você liberou no FW)
          * AUTHENTICATION METHOD: Password 'senha'
    4 - No programa WINSCP, Lado esquedo = Seu computador e Lado direito = Firewall.
    5 - No Firewall, copie do seu computador a pasta "teste" que você acabou de modificar o conteúdo para dentro de  /usr/local/www/themes. 
    6 - Você deve ter ficado com uma pasta com o seguinte caminho /usr/local/www/themes/teste.
    7 - Após copiar a pasta do seu computador para o firewall, podemos desconectar do WINSCP.

Aplicando o novo tema.
    1 - Reinicie o Firewall para que apareça o novo tema na tela General Setup.
    2 - Entre via web, vá no menu System:General Setup. No final da página tem a opção Theme. Selecione o tema "teste" que acabamos de criar. Clique no Save. Reinicie o firewall novamente para que ele volte com o tema carregado.

Seja Feliz :)

Hamilton

Locked