Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Escolher navegação através de WAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 5 Posters 2.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      alanflanker
      last edited by

Bom dia amigos, tenho aqui na empresa o pfsense que faz toda navegação, tenho 1 link netvirtua por onde sai toda navegação e um outro link dedicado da OI que está funcionando e configurado porém sem navegação. Quero direcionar todo o tráfego de internet de um determinado IP ou uma aliase de IPs para o link da OI, mas voltar para o netvirtua quando eu quiser. Já tentei fazer um NAT onde o source seria o ip desejado mas não funcionou. Alguém pode dar um help?

www.novotempo.com

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V
        victorfmaraujo
        last edited by

@alanflanker:

Bom dia amigos, tenho aqui na empresa o pfsense que faz toda navegação, tenho 1 link netvirtua por onde sai toda navegação e um outro link dedicado da OI que está funcionando e configurado porém sem navegação. Quero direcionar todo o tráfego de internet de um determinado IP ou uma aliase de IPs para o link da OI, mas voltar para o netvirtua quando eu quiser. Já tentei fazer um NAT onde o source seria o ip desejado mas não funcionou. Alguém pode dar um help?

Simples.

1 - Crie um ALIAS com os IPS que você quer que utilizem preferencialmente o OI.
        2 - Crie um grupo de Gateways em SYSTEM > ROUTING > GROUPS.  Coloque o OI DEDICADO como TIER1 e o NETVIRTUA como TIER2 e salve.
        3 - Basta criar uma regra de Firewall em sua interface LAN no topo das demais com a ação PASS, protocol = any, source= O Alias que você criou, destination=Any.  Nesta mesma tela clique em advanced features na opção gateway, escolha o grupo que você criou e pronto.

• machadomallM
          machadomall
          last edited by

Olá victorfmaraujo,

Dessa forma eu passo a ter redundância de internet correto?

Grato.

Márcio Machado
          Analista de Suporte Técnico
          Brasília-DF

• A
            alanflanker
            last edited by

@alanflanker:

Funcionou Victor, entrei no speedtest.net e bateu certinho a velocidade e ping da OI, porém em qualquer desses sites que eu entro o ip aparece da Net Virtua.

www.novotempo.com

• A
              alanflanker
              last edited by

Porém testei no rjnet e http://www.minhaconexao.com.br/ e a velocidade fica do netvirtua. Mas aqui mesmo vendo o tópico do forum está aparecendo o ip da OI.

www.novotempo.com

• V
                victorfmaraujo
                last edited by

@alanflanker:

Porém testei no rjnet e http://www.minhaconexao.com.br/ e a velocidade fica do netvirtua. Mas aqui mesmo vendo o tópico do forum está aparecendo o ip da OI.

Vá até o computador que você colocou no Alias para utilizar o FailOver e acesso o site www.meuip.com.br.

A regra só será aplicada aos computadores contidos no ALIAS

• A
                  alanflanker
                  last edited by

@victorfmaraujo:

@alanflanker:

Vá até o computador que você colocou no Alias para utilizar o FailOver e acesso o site www.meuip.com.br.

Onde acho esse FailOver? O computador que eu quero já está no alias criado.

www.novotempo.com

• O
                    oklrios
                    last edited by

@alanflanker:

@victorfmaraujo:

@alanflanker:

Onde acho esse FailOver? O computador que eu quero já está no alias criado.

Allan, se vc não quiser fazer criar o grupo tem uma outra opção que eu uso e dá certo!
                    1 - Crie uma ALIASES com is Ips que vc quer (ex: Rota_OI);
                    2 - Em Firewalls -> Rules, criar uma regra na LAN (interface onde estão os IPs cadastrados no Aliases) - Action:PASS, Protocolo: sua escolha (any) - Source type: Single hoste or Aliases - Address: O aliases que você criou (Rota_OI), Destination: any.
                    3 - Ainda em Firewall, vá na opção Advanced features - Gateway e escolha a Wan da OI.
                    4 - Salvar, aplicar e testar.

obs: Quando quiser retornar para o NetVirtua é só mudar a regra de Firewall. Mas se você quer fazer o FailOver siga os passos 1 e 2 do victorfmaraujo e na opção  Advanced features - Gateway e escolha o grupo de gateway (Failover) que vc criou!

Funciona comigo.

• A
                      alanflanker
                      last edited by

Já fiz tudo isso, mas parece que algumas portas estão saindo pela netvirtua. La em firewall já mudei o gateway para o que criei no grupo e o próprio gateway da OI, mesmo assim não está 100%. Uso o squidguard aqui, influencia em alguma coisa?

www.novotempo.com

• O
                        oklrios
                        last edited by

@alanflanker:

Já fiz tudo isso, mas parece que algumas portas estão saindo pela netvirtua. La em firewall já mudei o gateway para o que criei no grupo e o próprio gateway da OI, mesmo assim não está 100%. Uso o squidguard aqui, influencia em alguma coisa?

Seu gateway de saída não é o criado no grupo. Você especificará o da OI.
                        TEsta e posta aki.

• L
                          leandrolanza
                          last edited by

Olá pessoal, sou novo aqui no forum e estou com o mesmo problema, tenho 2 interfaces wan e gostaria que um determinado ip da minha rede lan utilizasse outro gateway, fiz seguindo os procedimentos desse post mas mesmo assim não foi.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.