Windows 2012 Server DNS e Pfsense DNS? - ?!Dúvida!?
-
Boa noite,
Estou com a seguinte dúvida, possuo um servidor win2012 com AD e DNS instalados e, tenho um servidor com o PFsense com DHCP e DNS também configurado. A minha dúvida é a seguinte: Há alguma forma ideal de configurar o DNS para que eu não tenha futuros problemas? Não sei se devo alterar algo no pfsense, botar o endereço dns lá no server dhcp do pfsense… enfim, está funcionando mas estou confuso com relação a forma correta quanto a isso. Uso o DNS do google mesmo 8.8.8.8 e 8.8.4.4 porém possuo o servidor win2012 com um endereço DNS xxx.xxx.xxx.5. Procurei no fórum e não achei algo nesse sentido, obrigado ae pela atenção e desculpem se a pergunta é meio noob demais, porém a dúvida ta me matando! :D -
No caso como tem AD o DNS é obrigatório no windows Server, eu também acho melhor deixar o DHCP no windows Server para ter uma melhor integração com o DNS.
No PFSense eu aponto como DNS primário o ip do AD e depois coloco outros servidores para caso de falhas.
Não sei de responde sua pergunta.
-
Também configurei igual ao Tomas.
No pfSense configurei o meu servidor DNS primário, secundário e o dns do google, nas configurações do dhcp coloquei apenas o meu servidor primário e secundário do AD.
Aqui está funcionando perfeitamente. -
Então, com isso surgiu mais uma dúvida, eu posso usar o Dhcp do windows 2012 ao invés do DHCP Server do Pfsense sem que isso atrapalhe as regras que eu criei no pfsense? Achava que o pfsense dependia do dhcp server dele para funcionar
-
Só se você precisar de algum recurso do DHCP Server do PFSense que o Windows não tenha, mas o resto funciona sem problema nenhum.
-
Prefiro deixar o firewall gerenciando conexao.
DHCP, DNS, Etc. Deixe que outros fazem isso. Se der pau, não é o firewall e sim o servidor de serviço ;)
Descentralização :)
-
Onde é possível sim, mas nem sempre temos a opção.
-
Então, com isso surgiu mais uma dúvida, eu posso usar o Dhcp do windows 2012 ao invés do DHCP Server do Pfsense sem que isso atrapalhe as regras que eu criei no pfsense? Achava que o pfsense dependia do dhcp server dele para funcionar
Como aqui não quero que ninguém passe pelo pfsense sem ter um ip no qual eu defini, deixo habilitado a opção "Deny unknown clients", portanto não posso usar o dhcp server do windows 2k12.