Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Comunicação entre Filias - Open VPN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    19 Posts 6 Posters 2.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • W Offline
      wesleyctirp
      last edited by

Pessoal, Boa Tarde,

Tenho hoje o seguinte cenario,

Matriz com LAN 192.168.1.0/24 filial 1 LAN 192.168.2/24 e 2 filial com faixa 192.168.0.0/24

Hoje todas as filiais se comunicam com a Matriz e a matriz se comunica com todas as filiais, tudo funcionando perfeitamente,

Só que preciso que as filiais falem entre si por intermedio da matriz, por exemplo

Usuario esta na filial 1 (192.168.2.0) e quer acessar um compartilhamento na filial 2 (192.168.0.0)

se puderem me dar algumas dicas para fazer esse procedimento já vi as questões de colocar a rede nas configurações avançadas da open VPN (push "route x.x.x.x 255.255.255.0";) so que acho que não entendi muito bem a logica ou não consegui fazer muito bem,

Obrigado!!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • W Offline
        wesleyctirp
        last edited by

Alguem Por favor, é muito Urgente, já pesquisei e não consegui encontrar nada que me ajuda-se a finalizar isso…

• B Offline
          Bomsao
          last edited by

Meu camarada não sou um experte mas nesse caso eu usaria IPSec para interligar os sites. É mais complexo de configurar mas vai depender do que vc quer.
          Aqui eu uso com apenas dois sites e com links ADSL da OI de 15down e 1Up e ainda por cima noipfree. Para as minhas necessidades funciona.
          Criei as regras nas interfaces e está funcionando.

• B Offline
            Bomsao
            last edited by

Eu chego nas redes sem problemas. E dá pra configurar para clientes móveis.

• B Offline
              Bomsao
              last edited by

Só um detalhe, eu uso pfsense nos dois sites. Acredito que no seu caso vc use apenas o pfsense na matrix. Mas fica ai a dica.

• W Offline
                wesleyctirp
                last edited by

Hoje uso PFSENSE em todas as unidades como gateway da rede,

Tudo funciona normalmente quando é comunicação de filial para matriz e matriz filial,

Só que a questão é filial pingando outra filial,

Não sei como criar essas rotas para haver essa comunicação,

Se puderem me ajudar!!!

Vlw

• L Offline
                  lucaspolli
                  last edited by

faca uma bridge entre as ovpns no seu server

• W Offline
                    wesleyctirp
                    last edited by

Lucas,

Poderia me dar mais informações…como faço a bridge entre as VPNs ?

Valeu!!

• B Offline
                      Bomsao
                      last edited by

Como eu disse eu não sou experte mas eu acho que dá pra fazer sim usando o OpenVpn porem, quando pingar ele vai usar sempre a rede da matrix para passar os pacotes e rotear para as filias ai eu não sei como é o link da sua matrix.

Vou apenas materializar o assunto: mesmo porque eu só tenho dois sites aqui que se falam com o IPsec.

Se você usar IpSec não vai presizar  da matriz para fazer o roteamento.

Com o IpSec voce tem duas fases: A primeira fase para os GW com as chaves e a segunda para as redes que se quer alcançar. Acho que teria que criar dois tuneis em cada site. Se quisesse criaria acesso para clientes remotos para a matrix tambem pode criar.

Estou falando de algo amador como eu tenho aqui na minha rede, só que eu tenho apenas dois sites e estou me baseando pelas informações e pelos estudos que faço sobre o assunto pela internet.

![Sem título1.jpg](/public/imported_attachments/1/Sem título1.jpg)
                      ![Sem título1.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título1.jpg_thumb)
                      ![Sem título2.jpg](/public/imported_attachments/1/Sem título2.jpg)
                      ![Sem título2.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título2.jpg_thumb)
                      qKdKi.png
                      qKdKi.png_thumb
                      ![Sem título3.jpg](/public/imported_attachments/1/Sem título3.jpg)
                      ![Sem título3.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título3.jpg_thumb)

• W Offline
                        wesleyctirp
                        last edited by

Alguém poderia me explicar como fazer as rotas para a configuração no OpenVPN , é que a alteração do protocolo desse ambiente em produção seria um pouco complicada,

Valeu!!!

• B Offline
                          Bomsao
                          last edited by

http://efrazao.wordpress.com/2009/09/29/vpn-site-to-multisite-centralizada-com-openvpn/

• W Offline
                            wesleyctirp
                            last edited by

Cara, Obrigado pela ajuda,

Porém nesse caso , do post que me passou a infra tem comunicação Matriz->Filial e vice-versa, da mesma forma que já possuo hoje,

O meu caso é que preciso que as filiais falem entre si, e não somente com a matriz, como nesse exemplo

Sera que aguem poderia me explicar essa configuração

Filial <-> Matriz

Filial <-> Filial (Passando pela matriz)

Valeu!

• W Offline
                              wesleyctirp
                              last edited by

Pessoal,

Configurei as filiais adicionando a rede da outra filial no campo IPv4 Remote Network/s,

Ou seja ficou da seguinte maneira,

Na filial A , coloquei a rede Remota da Matriz 192.168.1.0/24 e mais a rede da filial B 192.168.2.0/24

Agora quando estou na filial A e solicito ping da rede da filial B o mesmo chega ate o endereço do tunel da VPN do lado da Matriz, e depois disso ele não consegue se encaminhar,

Qual configuração está faltando na matriz ou na filial ?

Ou estou fazendo algo errado ?

Obrigado!

• O Offline
                                owl
                                last edited by

Ola, cria uma regra para liberar a rede LAN para as filiais e entre as filiais funciona certinho.

• G Offline
                                  gilmarcabral
                                  last edited by

Para uma filial comunicar com a outra filial a mesma terá que passar pelo servidor openvpn da matriz.
                                  Então na filial A você terá que ter 2 rotas. uma rota informando que tudo que sair para rede do tunel da filial B ira usar o GW do tunel openvpn da Filial A e outra rota informando
                                  tudo que for para a rede lan da filial B ira usar a rota do tunel openvpn da Filial A

• reginaldo_barretoR Offline
                                    reginaldo_barreto
                                    last edited by

@gilmarcabral:

Para uma filial comunicar com a outra filial a mesma terá que passar pelo servidor openvpn da matriz.
                                    Então na filial A você terá que ter 2 rotas. uma rota informando que tudo que sair para rede do tunel da filial B ira usar o GW do tunel openvpn da Filial A e outra rota informando
                                    tudo que for para a rede lan da filial B ira usar a rota do tunel openvpn da Filial A

Gilmar,

Vou até a filial A, em System-Routing só que quando vou adicionar a nova rota a as únicas redes disponíveis são: WAN 192.168.1.33, Null4 e Null6, é isso mesmo ?

Reginaldo Barreto

• G Offline
                                      gilmarcabral
                                      last edited by

Faz o teste na propria filial fazer o seguinte.
                                      Vai la na Filial A em openvpn client na caixa Advanced coloque assim:

route Rede_Filial_B Mascara

• reginaldo_barretoR Offline
                                        reginaldo_barreto
                                        last edited by

Gilmar,

deu certinho…

valeu

Reginaldo Barreto

• G Offline
                                          gilmarcabral
                                          last edited by

Flw.

• First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.