Lentidão no acesso a Internet pelo Squid3
-
Boa Tarde, gente.
Estou com um problema que até o presente momento não consegui resolver e muito menos descobrir a causa disso. Uso o pfSense 2.1.15-RELEASE (amd64), Squid3 + SquidGuard3.
Tem um tempo que o acesso pelo proxy está ruim. Há uma lentidão absurda. Ocorre muitas vezes da página não carregar e se carrega o tempo dela resposta é grande. Quando isso acontece na página bem no rodapé diz “Esperando pelo túnel de proxy.” “Estabelecendo conexão segura.” e para de carregar.
Não é hardware. Pois a máquina é nova, tem 4gb memória, Core I3, 160gb HD.
O curioso que quando acontece essa lentidão repentina o Traffic Graph mostra uma queda drástica. A conexão chega a 80kbps num local onde há 216 máquinas ativos.
Alguma ideia?
-
Man uso a seguinte versão 2.1.5-RELEASE (i386), e estava com um problema semelhante ao seu, navegando ai pelo forum vi que alterando o valor da variável vfs.read_max de 32 para 128, tive uma performance incrivel, faça um teste.
System > Advanced > System Tunables ( edite o valor da variável de 32 para 128, poste ai o resultado ).
Estamos na busca.
-
Instala o pfSense separando /var e /usr e habilita Soft-Updates
https://pt.scribd.com/doc/152235059/Melhorar-Performance-de-Disco-No-PfSense
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=43736.msg226504#msg226504 -
Valeu pela ajuda.
Fiz a alteração. System Tunables >vfs.read_max 32(defaulte) para 128Você chegou a reiniciar o pfSense depois da alteração?
-
Ivart, cara, agradeço a sugestão.
Como o pfSense está em produção e pelo que li nos links que postou, tenho que pegar um dia sem trabalho para reinstalar.
Estou tentando resolver logo, já que estamos na terça ainda. :-\
-
Sim tive que reiniciar ele, ai eu fiz depois do expediente.
-
e ai, isso realmente melhora o desempenho ou não é recomendado?
-
eu vou testar isso para avaliar, se eu tiver resposta positiva eu aviso aqui.
-
Pessoal
apenas para 2.1.5 i386 ou para 2.1.4 amd64 tambem pode ser aplicado?
-
@nblx96:
Pessoal
apenas para 2.1.5 i386 ou para 2.1.4 amd64 tambem pode ser aplicado?
Veja os tutoriais de tunning para o pfsense. Pode ser aplicado em qualquer versão.