Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFSense 2.1.5 em VMWare ESXi 5.5 - LB e FailOver com 3 gateways na mesma LAN

Portuguese
    1
    1
    571
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      filipeks
      last edited by

Pessoal, bom dia! Sou novo com PFSense, mas antigo na área de redes. Estou precisando da ajuda de vocês.

Tenho um cliente que possui o seguinte cenário:

• GW01: 10.200.2.250/24 (512Kbps MPLS) (não posso alterar este gateway, pois faz parte de uma rede corporativa e diversos sistemas só funcionam através dele)

• GW02: 10.200.2.251/24  (04Mbps ADSL) (Configurei o modem da OI para um IP na mesma faixa de rede da LAN, pois configurado como Interface WAN e IP 192.168.0.1 não funcionava de jeito nenhum)

• GW02: 10.200.2.252/24  (04Mbps ADSL) (Configurei o modem da OI para um IP na mesma faixa de rede da LAN, pois configurado como Interface WAN e IP 192.168.1.1 não funcionava de jeito nenhum)

Instalei o PFSense 2.1.5 x64 em uma máquina virtual com 08Gb de RAM e 30 de HD.

Configurei as interfaces corretamente, cada uma em seu VSwitch e tentei configurar utilizando duas interfaces para WAN utilizando os dois links ADSL (lembrando que o Gateway 01 já faz parte da LAN e não posso alterar), porém não funcionou! As máquinas só saiam pelo GW01 e todo teste de conexão nas interfaces wans falhavam.

Passada essa situação acima, consegui contornar o problema atribuindo IPs dos ADSLs na minha LAN e removendo as duas interfaces WANs que eu havia criado no PFSENSE, portanto ficou:

–-----> GW01 10.200.2.250
      1 placa de rede apenas -> LAN 10.200.2.0/24 -------> GW02 10.200.2.251
                                                                              -------> GW03 10.200.2.252

Dessa forma configurei o FailOver(ainda sem LB) coloquei Tier 1: GW02 / Tier 2:GW03 / Tier 4: GW01 (pois tem menos largura de banda) e configurei regras para as portas e IPs utilizados pelos sistemas internos para sairem através do GW01 e o mesmo funcionou corretamente, configurei as portas HTTP,HTTPS e DNS para utilizarem o gateway do FailOver, porém percebi que as conexões estão caindo e com delay enorme para carregar as páginas.
      Além disso até mesmo os sistemas que precisam utilizar o GW01 da rede corporativa não estão segurando as conexões. Por exemplo: Um sistema que utiliza apenas a simples porta TELNET 23, ele conecta normalmente, mas durante a sua utilização ele dá um erro de conexão timeout e cai.

Alguém tem alguma ideia de como solucionar isso? Já tentei de diversas formas e aidna sem sucesso. Amanhã tentarei instalar o módulo VMWare tools para ver se tem algo haver.
      Se não funcionar, estou pensando em colocar um mikrotik, pois já to ficando careca de tanto tentar. =´(

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • First post
        Last post
      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.