Pfsense Proxy/Firewall Dúvidas
-
Amigos,
tenho um pfsense instalado 2.1.5 o mesmo está com firewall e proxy com autenticação. Utilizo do Squid3 e SquidGuard3, após a instalação configurei tudo e ate mesmo os sites liberados. Ao abrir o navegador o browser pede usuário e senha do proxy aonde tem usuários que são limitados a alguns acessos e outros totalmente liberados.
A questão é o seguinte, com algumas intermitências o Pfsense precisa ser reiniciado para que os serviços voltem a funcionar por exemplo:
Hoje os usuários conseguem acessar o site gmail.com que está liberado tanto para os restritos quanto para os liberados, amanha quando todos retornam ao trabalho e tenta acessar o gmail o mesmo da pagina negada do proxy. Para solucionar o problema tenho que reiniciar o Pfsense, após esse processo ele funciona o dia todo, mas todo os dias o pessoal liga reclamando e eu tenho que sempre reiniciar o Pfsense para que tudo volte ao normal.
Pode me ajudar? Ressalto que já reinstalei todos os serviços e até mesmo o Pfsense, já troquei a máquina para eliminar problemas de hadware mas acredito que é alguma configuração que não está de acordo.
Aguardo resposta
-
Qual a configuração do equipamento onde o pfsense está instalado ?
-
Intel(R) Core(TM) i5 CPU 650 @ 3.20GHz
4 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s) x 2 SMT threads
4gb memoria -
Como está seu MBUF ?
-
6% (1560/25600)
-
O que pode ser?
-
Uma vez tive um problema parecido com squid e squidguar…regram paravam de funcionar do nada....
Olheis os logs do squidguard no terminal, e vi que uma das minhas regras tinha erro, ela tinha um nome de usuario sem o's ', e ai travava tudo.
De uma olhada anos logs do squidguard
/var/squidGuard/log/sg_configurator.log ou /var/squidGuard/log/squidGuard.log ...nao lembro bem agora....e no do squid tambem pra ver se nao tem errom.
Tambem veja os logs do pfsense na gui grafica para ver se nao tem nenhum erro -
Amigo, conferi nos usuários e estão todos com ' ' mas um detalhe que não sei se interfere, tem alguns usuários que preciso colocar tipo:
ana.paula jose.alfredo.
Tem alguma influencia?
-
Alguem pode me ajudar?