Pfsense no Xen Server
-
Tenho utilizado o pfsense 2.1 em ambientes xen server onde o throughput da internet não precisa ficar proximo a 1gbit. com sucesso.
Deste ontem tenho testado o pfsense 2.2 e pra nossa sorte, o Freebsd 10.x já é compatível com xen server.
além do gerenciamento de memória, consegui 750Mbit de throughput.
Quem quiser ou puder testar, segue link para configuração do cliente do xen no pfsense 2.2
Fonte:http://blog.feld.me/posts/2014/07/pfsense-on-citrix-xenserver/
pkg install xe-guest-utilities echo "xenguest_enable=\"YES\"" >> /etc/rc.conf.local ln -s /usr/local/etc/rc.d/xenguest /usr/local/etc/rc.d/xenguest.sh service xenguest start
Na 2.1, tenho conseguido usar o carp sem problema. O documento da 2.2 sugere que o carp não vai funcionar, mas ainda não testei.
-
Interessante….vou montar um laboratorio aqui com duas maquinas e dois ips de links diferentes que tenho e fazer alguns testes com o 2.2 e o xen
-
Testei no xenserver 6.2 a instalação do pfsense 2.2-BETA.
Segui os passos do tutorial supracitado e realmente o xentools instalou perfeitamente.
Porém, notei que a configuração das placas de rede está com uma espécie de bug. Quando tento mudar os ips da LAN e WAN as configurações não se aplicam. Tento reiniciar as mesmas, bem como reordenar as placas (identificando quem é WAN e LAN) e acontece a mesma coisa. Geralmente, a WAN também está pegando um ip por DHCP mesmo eu colocando para ela não pegar.Esse problema não é do procedimento, pois já tinha notado isso antes de o fazê-lo. Vocês tiverem algum problema parecido?