Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

CPU Travando quando PCs Fazem Downloads

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 2 Posters 2.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D Offline
      D0U6L4S
      last edited by

Bom dia Pessoal,

Meu senário é o seguinte;

Servidor IBM X3200 M3
      CPU Xeon X3430 2.40GHz 4 CPUs
      4 RAM
      2 HD de 250Gb em Raid 0 ( Controladora LSI ).

Nele está instalado o XenServer 6.4.
      PfSense está no XenServer com os 4 CPU, 3 GB de RAM e 3 Placas Gigalan.

PfSense 2.1.4

Pacotes instalados
      squid3-dev 3.3.10 pkg 2.2.6
      squidGuard-squid3 1.4_4 pkg v.1.9.5 (Não estou usando ainda o Filtro de HTTPS).
      bacula-client 5.2.12_3 pkg v 1.0.3
      bandwidthd 2.0.1_5 pkg v.0.5
      mailreport 2.1
      Sarg 2.3.6_2 pkg v.0.6.3

Internet Vivo Fibra Empresa, 200Mb

Meu problema é o seguinte;

As vezes a net fica lenta e trava a navegação http, os sites https ficam normal.
      Mas as vezes trava tudo e eu preciso reiniciar o PfSense.

Percebi que é sempre quando o uso da banda está alto, mas não é muito alto, fica algo em 30Mb + - e já fica com o Consumo de CPU Alto.
      Fiz um teste agora pouco usando o Utorrent, baixei um arquivo consumindo +- 30 Mb de banda e no Diagnóstico de atividade do Sistema mostra que as placas Em0 e Em1 estão com um alto consumo.

PID USERNAME PRI NICE  SIZE    RES STATE  C  TIME  WCPU COMMAND
        11 root    171 ki31    0K    32K CPU3    3  66:13 100.00% [idle{idle: cpu3}]
        11 root    171 ki31    0K    32K RUN    2  67:03 96.00% [idle{idle: cpu2}]
      [[i]b]    0 root    -68    0    0K  120K CPU1    1  8:53 65.97% [kernel{em1 taskq}]
          0 root    -68    0    0K  120K -      0  8:50 61.96% [kernel{em0 taskq}]

11 root    171 ki31    0K    32K CPU0    0  58:33 39.99% [idle{idle: cpu0}]
        11 root    171 ki31    0K    32K RUN    1  58:37 38.96% [idle{idle: cpu1}]
      99207 root      76    0 78776K 13384K piperd  3  0:03  0.98% /usr/local/bin/php
        262 root      76  20  3352K    0K kqread  3  1:04  0.00% /usr/local/sbin/check_reload_status (

Isso começou de uns 3 meses pra cá e eu sinceramente não sei o que pode ser.
      Não acho normal a CPU trabalhar tanto por apenas 1 Download, se a os meus 60 PC fizerem atualizações se então lascou !!!

Me Ajudeeemmm !!!
      ![pfsense 1.png_thumb](/public/imported_attachments/1/pfsense 1.png_thumb)
      ![pfsense 1.png](/public/imported_attachments/1/pfsense 1.png)
      ![pfsense 2.png](/public/imported_attachments/1/pfsense 2.png)
      ![pfsense 2.png_thumb](/public/imported_attachments/1/pfsense 2.png_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

D0U6L4S, será que não faltou um por favor no seu "Me Ajudeeemmm !!!"  ;)

Você fez o procedimento para ter no pfsense as interfaces a gigabit? Sem alterar uns parametros(disponível nos tutoriais) você só vai ter 100mbit na sua vm pfsense.

Felizmente, a versão 2.2 do pfsense já é 100% compatível com o xenserver.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D Offline
          D0U6L4S
          last edited by

@marcelloc:

D0U6L4S, será que não faltou um por favor no seu "Me Ajudeeemmm !!!"  ;)

Você fez o procedimento para ter no pfsense as interfaces a gigabit? Sem alterar uns parametros(disponível nos tutoriais) você só vai ter 100mbit na sua vm pfsense.

Felizmente, a versão 2.2 do pfsense já é 100% compatível com o xenserver.

Olá Marcelloc,

Desculpa minha falta de educação, rsrsrs ! e obrigado pela atenção e retorno.

Então, eu fiz sim o procedimento para liberar o 1000Mb.

Está muito estranho, pois ele está usando os 4 Núcleos e isso só ocorre quando há um uso de uns 30 à 40 % da banda.
          Ele trava de não entrar nem via SSH.

Vlw, Abraço !

Att,

Douglas

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@D0U6L4S:

Está muito estranho, pois ele está usando os 4 Núcleos e isso só ocorre quando há um uso de uns 30 à 40 % da banda.

Você esta usando o limiter do pfsense junto como squid para limitar a banda dos usuários?

Veja na console/ssh com o comando top qual daemon está acabando com seu processamento.

• D Offline
              D0U6L4S
              last edited by

@marcelloc:

@D0U6L4S:

Você esta usando o limiter do pfsense junto como squid para limitar a banda dos usuários?

Não,

Eu me refiro a usar os 4 CPU pois antes achei que ele tinha reconhecido apenas 1, mas reconheceu os 4.

É necessário usar o Limiter ?
              Antes eu usava o Untangle em um pc "meia boca" rs e dava conta de boa.

Abraço.

• D Offline
                D0U6L4S
                last edited by

@D0U6L4S:

@marcelloc:

@D0U6L4S:

Não,

Eu me refiro a usar os 4 CPU pois antes achei que ele tinha reconhecido apenas 1, mas reconheceu os 4.

Antes eu usava o Untangle em um pc "meia boca" rs e dava conta de boa.

Abraço.

No Squid eu estou usando o Anti Vírus integrado pelo c-icap.

• marcellocM Offline
                  marcelloc
                  last edited by

@D0U6L4S:

Não. Só estava dando um exemplo do que pode estar consumindo cpu na sua máquina.

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.