Nova Atualização Pfsense!
-
Amigos, o que vocês acharam dessa atualização Pfsense?
-
Galera,
Definitivamente este não é o momento de atualizar/migrar do pfSense 2.1 para o 2.2 em produção se você usar pacotes (squid, squidguard, etc..). Há muitos relatos de problemas com os mesmos e isso deve levar ainda algum tempo para que os desenvolvedores consigam ajustar tudo.
Meu conselho é: Testem e usem em laboratório… Mas aguardem antes de sair fazendo upgrade em servers que estejam em produção, sob pena de parar suas redes.
Abraços!
Jack -
Galera,
Definitivamente este não é o momento de atualizar/migrar do pfSense 2.1 para o 2.2 em produção se você usar pacotes (squid, squidguard, etc..). Há muitos relatos de problemas com os mesmos e isso deve levar ainda algum tempo para que os desenvolvedores consigam ajustar tudo.
Meu conselho é: Testem e usem em laboratório… Mas aguardem antes de sair fazer upgrade em servers que estejam em produção, sob pena de parar suas redes.
Abraços!
JackExatamente Jack
Não apenas por isso. Veja que eu (por exemplo) fiz a atualização de um que não tinha nenhum pacote instalado, e na hora do reboot deu erro no momento de montagem do disco (Essa nova versão do BSD alterou o nome dos dispositivos).
Com certeza muita gente irá ter problemas já aí bem antes dos pacotes.
-
Por isso que vou fazer uma atualização nova….. :-) Rede pequena tem suas vantagens....
-
Por isso que vou fazer uma atualização nova….. :-) Rede pequena tem suas vantagens....
foi o que fiz nesse firewall em questão.
O estranho é que fiz em modo Expert e não vi a opção Soft-Updates. :o :o :o :o :o
Sabe o comando para visualizar se isso está habilitado?
Atualizando . . .
Rodei um mount e me retornou isso. Acho que está habilitado hehehe.[2.2-RELEASE][admin@fwewinfo.ewinfo.local]/root: mount
/dev/ada0s1a on / (ufs, local)
devfs on /dev (devfs, local)
/dev/ada0s1b on /var (ufs, local, soft-updates)
/dev/ada0s1d on /usr (ufs, local, soft-updates)
/dev/md0 on /var/run (ufs, local)
devfs on /var/dhcpd/dev (devfs, local) -
Um simples 'mount' na console resolve!
-
Um simples 'mount' na console resolve!
Valeu Jack. Depois que postei resolvi fazer isso .. Obrigado de qualquer forma.
Abçs!
-
isso deve levar ainda algum tempo para que os desenvolvedores consigam ajustar tudo.
Principalmente para aqueles que não recebem nada por isso. :)
-
isso deve levar ainda algum tempo para que os desenvolvedores consigam ajustar tudo.
Principalmente para aqueles que não recebem nada por isso. :)
Tínhamos que fazer uma campanha geral de arrecadação para os desenvolvedores sistema. Incluindo varias formas de participar.
Afinal não é só os técnicos que poderiam ajudar, as empresas aonde eles fazem parte também podem. -
-
Então amigos, essa atualização é para corrigir algo?
O conselho é aguardar para atualizar em produção !!! 8) -
O conselho é aguardar para atualizar em produção !!! 8)
Sempre testar antes de atualizar em produção.
-
Sim, ele corrige algo ou é apenas um release?
-
Melhora e muito muitas coisas
Veja o release notes. -
Bacana!
Vou verificar, mesmo assim vou esperar um pouco para atualizar! -
Marcello em questão do pacote squid3 ela estará disponivel com os complementos do loadbalance nas próximas atualizações??
outra coisinha essa versão do pf com toda essa nova arquitetura já vem com os pacotes virtio e vmxnet3 para instalação em ambientes virtualizados como proxmox ve, xen e vmware?Ótimo Trabalho… O sistema esta maginifico...
-
Marcello em questão do pacote squid3 ela estará disponivel com os complementos do loadbalance nas próximas atualizações??
Ainda não. Isso vai demorar um pouco, pode seguir o primeiro procedimento do curso que funciona.
outra coisinha essa versão do pf com toda essa nova arquitetura já vem com os pacotes virtio e vmxnet3 para instalação em ambientes virtualizados como proxmox ve, xen e vmware?
A interface de rede sim, o guest do sistema operacional não. Sugiro persquisar no fórum internacional. tem vários topicos relatando dificuldades na instalação do guest.
Ótimo Trabalho… O sistema esta maginifico...
Tambem achei, o pessoal do core team bem como os contribuidores da comunidade mandam muito bem.
-
Muito obrigado Marcello… eu encontrei esse tópico bem interessante; pois no vmware 5.5 update 2 ele suporta tudo bem dizer mas pelo que entendi o problema seria nas versões anteriores como 5.1 ou 5.0..
http://www.v-front.de/2015/01/pfsense-22-was-released-how-to-install.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+VmwareFrontExperience+(VMware+Front+Experience)