Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

**PfSense 2.2 Squid 3, não consigo limitar velocidade de download**

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    12 Posts 6 Posters 1.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P
      pedrootero
      last edited by

Pessoal nas configurações do squd em "Proxy server" na aba "Traffic Mgmt" setei a opção "Overall bandwidth throttling" com o valor de 100, mas mesmo assim não limita a velocidade de download.
      Alguém sabe como eu consigo limitar a velocidade ?

Vlww

abs

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Esse valor é o total do download, coloque nele o valor total de download para todos os hosts, e em Per-host throttling coloque o valor de download para cada host;

Tomas @ 2W Consultoria

• P
          pedrootero
          last edited by

ixiii cara fiz como você falou colocando o valor 50 em Per-host throttling e continua fazendo download sem limite de velocidade, esta batendo 3MB/s.

E pior que sei que esta passando pelo squid pq o filtro de conteúdo do squidGuard esta funcionando certinho.

• W
            wesmp3
            last edited by

Não seria mais interessante usar o traffic shapping / Limiter ?

• T
              tomaswaldow
              last edited by

@wesmp3:

Depende do cenário é mais simples fazer pelo Squid.

Veja se a opção: Throttle only specific extensions não está ativa, se estiver só vai controlar as extensões que você definir, deixa desligado para fazer o controle de tudo.

Tomas @ 2W Consultoria

• P
                pedrootero
                last edited by

@wesmp3:

Cara até tentei, quando testo com uma estação cliente só funciona que é uma beleza, porém quando coloco o servidor em produção e estão umas 230 máquinas conectadas fica impossível de navegar, muito lento há momentos que não chega a carregar o google sequer. Isso mesmo eu tendo disponibilidade de banda de sobra

notei que isso acontece quando estou com o traffic shapping / limiter e o squid ativados, ou seja os dois ativados juntos. Quando desativo o squid e deixo ativado somente o limiter ai navega normal com o controle do limiter certinho.

Não faço ideia pq isso  acontece

vlw

• P
                  pedrootero
                  last edited by

@Tomas:

@wesmp3:

Depende do cenário é mais simples fazer pelo Squid.

Veja se a opção: Throttle only specific extensions não está ativa, se estiver só vai controlar as extensões que você definir, deixa desligado para fazer o controle de tudo.

Cara primeiramente muitíssimo obrigado por sua atenção e a de todos que responderam aqui.

Era isso mesmo que vc falou foi só desativar essa Throttle only specific extensions que deu certinho, um detalhe que me passou desapercebido.

Vlw mesmo!

• W
                    wesmp3
                    last edited by

Eu aplico o Limiter na mascara 24, aí todo cliente que entrar pegará aquela banda pre-definida…

• P
                      pedrootero
                      last edited by

@wesmp3:

Eu aplico o Limiter na mascara 24, aí todo cliente que entrar pegará aquela banda pre-definida…

Ja tentei isso também meu amigo, funciona uma beleza mas só habilitar o squid junto para tudo

• G
                        Goncaze
                        last edited by

Digamos que a velocidade para cada usuário realizar um download em uma internet de 5 Mbps seja de 500kbps. Pois bem, são 50 usuários simultâneos sendo que, 10 deles resolveram baixar arquivos. Isto quer dizer que, 10 x 500kbps = 5 Mbps de consumo nos downloads. Isto implica em redução da qualidade da internet para os outros 40 usuários enquanto durarem os downloads.

Pensando bem, a melhor forma de lidar com isto não seria aplicar a técnica das filas de prioridades?

• R
                          rronaldo
                          last edited by

já passei pelo mesmo problema, tanto com limiter quanto com filas do traffic shaper, funciona tudo perfeitamente, quando ativo o squid pára tudo mesmo. O Marcello Coutinho me deu a idéia de criar as filas no próprio Squid que funcionaria, mas eu não sei como fazer perfeitamente como eu fiz no Traffic Shaper que está funcionando tudo bem, e é bem interessante mesmo que ele gerencia direitinho as prioridades de banda e os empréstimos quando não utilizados pelos prioritários (QoS Inteligente).

Se fosse possível trabalhar o Traffic Shaper e o Squid seria perfeito.

• danilosv.03D
                            danilosv.03
                            last edited by

:)
                            |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                            |Skype: danilosv.03

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.