Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Rotas no Pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • N Offline
      natioli
      last edited by

Boa tarde a todos. Sou iniciante com Pfsense, e tenho uma dúvida sobre rotas no pfsense, se alguém puder me ajudar ficarei muito grata.
      É o seguinte: Tenho duas redes separadas, ambas tem seu pfsense configurado (com sua lan e sua wan)
      Em uma delas possuo um link com ips válidos e tenho algumas aplicações web nesses ips válidos. Queria saber se existe uma forma de com que a outra rede faça acesso à esses sites sem precisar usar a internet, como se fosse em uma lan. No Pfsense que está ligado à esses IPs válidos eu já consigo fazer isso, porém nessa outra rede, ainda não consegui entender se existe a possibilidade. Pensei em colocar mais uma placa de rede nos dois pfsense's e tentar criar uma regra no firewal de tudo que vier da rede dois para algum ip da rede 1, passar por essa rede e fazer acesso local. Será que isso dá certo?

Obrigada a todos.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J Offline
        j4cky3s
        last edited by

Boa tarde

Tente fazer o seguinte:

• Liberar regra de comunicação entre LANs para pfsense01 e pfsense02 nos 2 firewalls;
        • Em Firewall: NAT: Outbound, habilitar "Manual Outbound NAT rule generation (AON - Advanced Outbound NAT)", e adicionar os NATs em LAN entre pfsense01 e pfsense02 nos 2 firewalls;

Utilize ping, telnet, traceroute e tcpdump no prompt para validar sua configuração.

boa sorte.
        []s,

• N Offline
          natioli
          last edited by

Olá j4cky3s
          Obrigada por me ajudar.
          Para fazer o que você orientou eu tenho que ligar, como eu disse, colocando mais uma interface de rede em cada um?
          Obrigada!

• J Offline
            j4cky3s
            last edited by

Você precisa conectar as LANs dos pfsense01 e pfsense02 com um switch.
            A regra de NAT outbound vc irá permitir a comunicação entre as LANS.

Assim a rede pfsense01 - 192.168.10.0/24 ira se comunicar com a rede pfsense02 - 192.168.20.0/24.

[],

;)

• marcellocM Offline
              marcelloc
              last edited by

@j4cky3s:

Você precisa conectar as LANs dos pfsense01 e pfsense02 com um switch.

Não recomendo a comunicação LAN LAN via camada 2. Você pode tranquilamente fazer por uma placa a parte ou vlan. Deixando sempre o pfsense tratando o que passa entre as duas redes.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.