[RESOLVIDO] Afinal de contas qual versão: 2.1.5 ou 2.2 ?



  • Prezados,

    Alguns recomendam usar o pfsense 2.1.5, mas, outros afirmam que não tiveram problemas com a versão 2.2 e minha dúvida é esta! Afinal de contas qual versão: 2.1.5 ou 2.2 ?

    No momento, estou usando a versão 2.1.5 de 64bits e percebi que o Loadbalance não funcionou e que o squid não faz o cache de arquivos.



  • O load balance funciona em qualquer versão do pfsense.

    Se precisar dos pacotes, teste antes de colocar em produção. Se souber um pouco mais sobre unix, instalação de pacotes via console ou pacotes do freebsd, não vai ter dificuldades com a 2.2.

    Se o que quer é um ambiente 100% web, continue na 2.1.5



  • Marcelloc,

    Como assim, funciona loadbalance em todas as versões do pfSense? Assisti várias vídeos-aulas no youtube e li alguns tutoriais inclusive aqui no fórum e nada de o loadbalance funcionar.



  • Será que você não está confundindo o load balance do pfsense com fazer o squid balancear o tráfego?



  • Não, acredito que não!

    Faço a configuração do LoadBalance em System=>Routing=>Gateways criando um grupo de Gateways e setando as WANs com TIER 1. Nas Rules onde tenho a navegação apenas pela porta do Proxy, configuro em Advanced Features o GrupoGateways em Gateway.



  • Do que eu entendi do seu post, essa configuração está errada.

    Você esta forçando um gateway para um regra que permite trafego para o squid que está local.



  • Uai, mas, não é assim que funciona? O tráfego destinado à internet deve passar pelo proxy (WAN Address) na porta 3128 para depois sair pelos Gateways!



  • Se o squid está no mesmo pfsense, não.

    Você pode até chamar ele pelo wan address, mas a requisição que o squid faz para buscar a página não tem interface de origem.



  • Então minha configuração está errada. Estranho que todo tutorial que li e os vídeos estavam fazendo assim, a não ser que não fizeram com proxy e aí está o meu erro!  :'(

    Então, como é que se faz? Algum tutorial aqui no fórum?



  • Juntei as informações que encontrei vasculhando as listas do squid e coloquei naquela aula sobre balanceamento no treinamento do sys-squad
    http://sys-squad.com/sys/curso/48

    Lá eu coloquei duas formas de fazer a configuração.



  • Ok



  • Pera aí!! Se o diretor da escola aceitar patrocinar a vídeo-aula que você recomendou e que não por acaso é o autor e no fim das contas nadar e morrer na praia você fará a devolução do dinheiro?



  • Goncaze, você pode encurtar o caminho assistindo a aula ou pode fazer o mesmo que eu fiz quando me pediram para resolver o problema de balanceamento do squid no pfsense. Pesquisei e testei várias alternativas até chegar a solução do problema.

    A intensão do curso não é de forma alguma extorquir ninguém e também não estou cobrando para dar a solução do problema.



  • Nossa!! Agora fiquei com a cara no chão  :'(

    Nunca foi minha intenção ofendê-lo marcelloc  :-[



  • @Goncaze:

    Nunca foi minha intenção ofendê-lo marcelloc  :-[
    [/quote]

    Então sugiro que você use palavras com mais cautela. Da maneira como colocou, dá a entender que o Marcello (que aliás é o membro brasileiro que mais colabora com o pfSense (desenvolvendo e portando pacotes), sem receber oficialmente $$$ por isso, e seguramente um dos membros mais atuantes no mundo), está 'lhe empurrando' uma aula aula/conteúdo pago pra que você resolva seu problema. Isso, definitivamente, jamais aconteceria com o Marcello, uma das pessoas mais éticas que conheço neste meio.

    O curso gravado pelo Marcello (que aliás, ficou realmente mmmttttooooo bom), foi feito por meu convite e depois de muita insistência da minha parte. Ao comprar qualquer conteúdo do curso pfSense Intranet, você não só 'atalha' a resolução de demandas (já que vê passo-a-passo como resolver) como também colabora indiretamente com o projeto em si (com o desenvolvedor). Um grande negócio pra todos, sem dúvida!

    Não obstante, é importante frisar que este fórum tem caráter de ajuda mútua e ninguém, absolutamente ninguém, tem obrigação de resolver dúvidas pontuais ou prestar consultorias gratuitas. Na medida do possível, as pessoas que usam, gostam e desenvolvem o projeto, procuram ajudar novos usuários com o intuito de que o uso da ferramenta se amplie. Mas isso aqui não é um 0800.

    Abraços!
    Jack


Log in to reply