Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Modelo para documentar firewall

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • B Offline
      brunocezardias
      last edited by

Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum e também estou iniciando minha caminhada no pfSense. Gostaria de saber se alguém já documentou o seu firewall e poderia postar aqui o modelo do documento, pois pretendo documentar o pfSense da minha rede, só que não sei muito bem por onde começar, se alguém puder me ajudar com um modelo para eu ter uma base seria de grande ajuda;

Desde já agradeço, abraço.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V Offline
        victorfmaraujo
        last edited by

Existe um software chamado FirewallBuilder, pode lhe ser útil na documentação das regras.

• B Offline
          brunocezardias
          last edited by

Obrigado pela dica Victor.

• L Offline
            LFCavalcanti
            last edited by

@victorfmaraujo:

Existe um software chamado FirewallBuilder, pode lhe ser útil na documentação das regras.

Para documentar as regras sim, mas para aplicar não. Apesar do PFSense ser baseado no FreeBSD, as regras e configurações dos pacotes são geradas a cada startup, ou seja, não adianta você alterar os arquivos ".inc" e ".cfg" usando softwares de terceiros, porque o PFSense irá sobrescrever essas configurações na próxima inicialização. O ideal é interagir com o sistema da WebGUI, mas isso o FirewallBuilder não suporta.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• V Offline
              victorfmaraujo
              last edited by

@LFCavalcanti:

@victorfmaraujo:

Para documentar as regras sim, mas para aplicar não. Apesar do PFSense ser baseado no FreeBSD, as regras e configurações dos pacotes são geradas a cada startup, ou seja, não adianta você alterar os arquivos ".inc" e ".cfg" usando softwares de terceiros, porque o PFSense irá sobrescrever essas configurações na próxima inicialização. O ideal é interagir com o sistema da WebGUI, mas isso o FirewallBuilder não suporta.

No caso ele quer apenas documentar

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.