Regras de Firewall por mac address no pfSense

• Caros boa noite,

Gostaria de saber se é possível criar regras de firewall no pfSense baseadas por MAC ADDRESS.

No Linux eu consigo fazer isso com o iptables e gostaria de seber se no pfsense também é possível essa tratativa

Qualquer duvida estou a disposição

• que eu saiba não tem, vai ter que atrelar o IP ao MAC;

• Bom dia,

Mas dessa forma que um determinado host inserir o IP estático ele conseguirá ter os acessos pertinentes a aquele IP correto ?

O que eu preciso é o seguinte

Criar um lista os MAC ADDRESS liberados (independente dos IP atrelado a esse host), onde os demais hosts respeitem as resgras de acesso imposta

• Se o IP já estiver em uso var ter conflito e os dois irão parar de funcionar, mesmo se faz uma lista de MAC.

Você pode impedir a atribuição de IP para MACs não cadastrados e criar Aliases por grupos e fazer suas configurações de permissão.

De qualquer forma com iptables, se colocar o IP manualmente vai ter problema e é possível facilmente trocar o MAC.

• Se eu não me engano, o pacote ipguard pode te ajudar. Nele você cria as associações ip mac no firewall. Se alguem tentar pegar emprestado somente o ip, não vai conseguir comunicar com o firewall.

Mas, se clonar o ip e o mac, você dificilmente vai conseguir saber quem é a maquina "clone".

• Obrigado pelas informações

Alguém teria algum material sobre o ipguard ?

Log in to reply