DNS nao funciona usando CARP



  • Bom dia pessoal.

    Estou testando minha primeira implantação do pfsense usando CARP. A configuração foi feita seguindo a documentação oficial e esta quase tudo ok.
    Tenho dois servidores (virtuais) identicos, com as seguintes placas:

    1. Wan
    2. SYNC
    3. LAN

    NA WAN, utilizo dois IP's válidos e mais um que é compartilhado. Na LAN, uso a 172.16.16.2/20 no primeiro server, 172.16.16.3/20 no segundo e o 172.16.16.1/20 é compartilhado.
    NA SYNC uso 192.168.4.x conforme sugerido no tutorial.

    Os IP's estão funcionando corretamente, o IP LAN compartilhado é usado como gateway e esta funcionando, assim como o DHCP. O problema esta no DNS. Se eu coloco o IP compartilhado como DNS nos meus clientes, simplesmente não funciona. Se eu coloco o IP individual de cada servidor (LAN), ai funciona. Já verifiquei no resolver e nao existe nenhum tipo de bloqueio, assim como ele esta 'escutando' em todas as interfaces (all, padrão).

    Também percebi que se eu habilito o captive portal, ele não 'escuta' no ip virtual, somente na LAN de cada servidor…..sendo assim, nao da pra criar um dominio (que seja local) para o meu captive portal: ex: 'gw.minhaempresa.com' e apontar para o IP virtual.

    Tem alguma coisa que estou marcando bobeira? Já revisei todo o tutorial ( https://doc.pfsense.org/index.php/Configuring_pfSense_Hardware_Redundancy_(CARP) ) e nao encontrei nada.

    Estou usando a versão 2.2 do pf.

    Obrigado


Log in to reply