[RESOLVIDO] - Squid e SquidGuard não inicializam
-
Bom dia pessoal!!
Eu utilizo o PfSense 2.0.3 e sou novo na ferramenta.
Estou com alguns problemas para iniciar o serviço do Squid e SquidGuard.
Eles aparecem com o status Stopped, mas quando clico para iniciar o serviço de ambos, aparece a mensagem (por exemplo) "Squid has been started", porém o serviço não inicia!
Já formatei o servidor de firewall, restaurei backup mas não consegui solucionar.
:-\ :'(Poderiam me ajudar?
Obs.: em um eventual update do pfsense, o problema seria resolvido?
Agradeço desde já!
Atenciosamente,
Daniel Barcelos -
Melhor começar com a versão estável 2.1.5 ou a 2.2, mas a 2.2 é melhor ter mais cuidado pois houveram alguns problemas, e é necessário fazer testes antes de colocar em produção.
-
Olá Tomas,
Desculpe a ignorância, mas sou novo com a ferramenta. rsrs
Consigo realizar o update para essa versão pelo próprio Pfsense?
Estou apanhando com isso, pois preciso criar regras de bloqueio e esse problema está me impedindo.
Obrigado!!
-
Sim, pode. Faça um backup antes, e atualize. Veja na primeira janela se aparece que tem atualização disponível.
Também você pode baixar a imagem de atualização e fazer pelo menu System: Firmware, Manual Update e selecionar o arquivo e atualizar.
Pode pegar o arquivo em: https://www.pfsense.org/download/mirror.php?section=updatesLembrando que é melhor usar as versões 3 do Squid e que o SquidGuard nestas versões não roda como serviço, mas pode demanda, ele é carregado pelo Squid.
-
Beleza Tomas,
Vou programar aqui para realizar os testes.
Agradeço a atenção e a ajuda.
Quaisquer problemas eu comunico!
Abraço!!!!
-
Opa…
O squidGuard fica como stopped pq ele só é "ativado" quando bate a primeira requisição...
Então, não olhe muito pra isso e parta pra um teste se os bloqueios estão funcionando!! :) -
Bom dia rickytaki,
Então realizei os testes conforme você me passou, porém os bloqueios não deram certo e o serviço do squid/squidguard também não inicializou
-