[RESOLVIDO] - Squid e SquidGuard não inicializam
-
Bom dia pessoal!!
Eu utilizo o PfSense 2.0.3 e sou novo na ferramenta.
Estou com alguns problemas para iniciar o serviço do Squid e SquidGuard.
Eles aparecem com o status Stopped, mas quando clico para iniciar o serviço de ambos, aparece a mensagem (por exemplo) "Squid has been started", porém o serviço não inicia!
Já formatei o servidor de firewall, restaurei backup mas não consegui solucionar.
:-\ :'(Poderiam me ajudar?
Obs.: em um eventual update do pfsense, o problema seria resolvido?
Agradeço desde já!
Atenciosamente,
Daniel Barcelos -
Melhor começar com a versão estável 2.1.5 ou a 2.2, mas a 2.2 é melhor ter mais cuidado pois houveram alguns problemas, e é necessário fazer testes antes de colocar em produção.
-
Olá Tomas,
Desculpe a ignorância, mas sou novo com a ferramenta. rsrs
Consigo realizar o update para essa versão pelo próprio Pfsense?
Estou apanhando com isso, pois preciso criar regras de bloqueio e esse problema está me impedindo.
Obrigado!!
-
Sim, pode. Faça um backup antes, e atualize. Veja na primeira janela se aparece que tem atualização disponível.
Também você pode baixar a imagem de atualização e fazer pelo menu System: Firmware, Manual Update e selecionar o arquivo e atualizar.
Pode pegar o arquivo em: https://www.pfsense.org/download/mirror.php?section=updatesLembrando que é melhor usar as versões 3 do Squid e que o SquidGuard nestas versões não roda como serviço, mas pode demanda, ele é carregado pelo Squid.
-
Beleza Tomas,
Vou programar aqui para realizar os testes.
Agradeço a atenção e a ajuda.
Quaisquer problemas eu comunico!
Abraço!!!!
-
Opa…
O squidGuard fica como stopped pq ele só é "ativado" quando bate a primeira requisição...
Então, não olhe muito pra isso e parta pra um teste se os bloqueios estão funcionando!! :) -
Bom dia rickytaki,
Então realizei os testes conforme você me passou, porém os bloqueios não deram certo e o serviço do squid/squidguard também não inicializou
-
Pessoal,
Consegui resolver meu problema..
1. Adicionei a url <http: www.shallalist.de="" downloads="" shallalist.tar.gz="">em "Blacklist URL" no final da página Proxy Filter;
2. Após adicionar a URL, tive de reinstalar os pacotes Squid e SquidGuard, porém não dá certo fazer manual (desinstalar e instalar os pacotes).
Para reinstalar, tive que acessar Diagnostics -> Backup/Restore e no final da página, clicar em Reinstall Packages;3. Então, o processo de reinstalação irá iniciar automaticamente e após a conclusão, não será necessário reiniciar o Firewall;
4. Após o processo, os dois serviços de Squid e SquidGuard, se iniciaram automaticamente, e com todas as configurações que eu já tinha feito
no Proxy Filter.Para certificar que o serviço não iria parar mais, reiniciei o firewall e o serviço voltou normalmente.
Agradeço a ajuda de todos!</http:>
-
Prezado,
Segue abaixo uma solução que encontrei:
Passo 01: Acesse o menu Proxy server -> Custom Options;
Passo 02: Delete todas as opções que existem nesse campo. Deixe-a em branco. Após fazer isso clique no botão "Save". Após realizar esse procedimento, o Squid já deve ter iniciado. Verifique isso em: Status -> Services. Veja se o serviço Squid está ativado.
Passo 03: Acesso o menu Proxy filter e desmarque a opção "Enable" na aba General Settings. Clique em "Apply".
Passo 04: Repita o passo anterior, só que agora marcando a opção "Enable" e clicando em "Apply". Após isso, acesse Status -> Services e veja se ambos serviços estão ativos: Squid e SquidGuard.