WIRELESS

• Boa noite, estou com alguns problemas no PFSENSE.

Possuo a versão 2.2.1 64Bits.

Um dos problemas é que o wireless as vezes cai.

Outro é que, Não consigo acessar o compartilhamento de arquivos, nem pelo IP nem pelo NOME.

Muito Obrigado.

• Não deu pra entender onde o pfSense está atuando. Se puder explicar melhor.

• Meu pfSense está atuando para as seguintes funções.

Tenho duas placas nele:
    Uma para a LAN que é GIGABIT.
    Uma para Wireless que é 300Mbps.

Na verdade ele seria um "ROTEADOR" mais completo, com gerenciamento de banda.

Alguns problemas que acontecem com ele é que, o Wireless cai, (O NOME DA REDE SOME)

Outro é que, não consigo acessar o compartilhamento dos computadores conectados a ele.

Muito Obrigado !!

• Certo, na rede wireless está usando uma placa de rede wifi ou com AP?

• Tenho uma placa PCI 300Mbps

TP-LINK COM CHIPSET AR9227.

Aparece na tela:

ATH0: DEVICE TIME OUT.

• Não sei, mas acho melhor colocar o AP para isso, essas placas tem pouca potencia e seguram poucas conexões. Eu recomendaria colocar uma placa  comum e ligar ela no AP em modo bridge.

• Mais desta forma o pfSense acaba não servindo para o nosso uso, não tem alguma forma de fazer funcionar a placa no pfSense?

E quanto ao mapeamento dos computadores pelo nome? O compartilhamento?

Obrigado.

• @cristianojcruzzz:

Mais desta forma o pfSense acaba não servindo para o nosso uso, não tem alguma forma de fazer funcionar a placa no pfSense?

Porque não serve, fica a mesma coisa, tudo é controlado pelo pfSense não pelo AP, ele serve como ponte de ligação.

@cristianojcruzzz:

E quanto ao mapeamento dos computadores pelo nome? O compartilhamento?

Não entendi, que mapeamento?

• O erro no acesso ao compartilhamento de arquivos que estão conectados na rede, ele não está funcionando.

Outra coisa que, não consigo acessar o mapeamento pelo nome, exemplo.

Cristiano-PC tem o IP 192.168.3.155 ele não está mapeando.

• Mas o que o pfSense tem a ver com o acesso, não deu pra entender.
    Quem está conectado na rede Wifi não tem acesso a um servidor de arquivos?

Se forem em redes distintas você precisa liberar as portas dos serviços.

• Seguinte, vou tentar fazer um breve mapeamento da minha rede para que você possa entender melhor:

MODEM
    '- PFSENSE
        '- ACESS POINT 300Mbps (IP: 192,168.3.1)
        '- REDE LAN GIGABIT (IP: 192.168.2.1)

Não consigo acessar o meu servidor de compartilhamento que está na mesma rede do wireless, nem os que estão dentro da rede lan.
    Exemplo:

Notebook 1 não acessa os arquivos do Notebook 2. (Wireless)
    Computador 1 não acessa os arquivos do Computador 2. (LAN)

Não sei se ficou claro, mais obrigado desde já.

• Cristiano, uma coisa é a capacidade da sua placa wifi e driver, outra é acesso a rede.

Que regras de firewall você configurou no pfsense para permitir o acesso do wifi para a lan.

Maquinas microsoft/netbios são péssima para se encontrar sem um wins para nomes netbios, isso não tem relação com o firewall.

• Na verdade, o compartilhamento não funciona no mesmo setor, exemplo: Note conectado no wifi não acessa outro note conectado no mesmo wifi, e um computador conectado a lan, também não acessa outro conectado na mesma lan.

E como eu crio um wins para netbios?

Log in to reply